terça-feira, 31 de outubro de 2017

CAMOCIM-CE: EX-DETENTO VOLTA A CADEIA APÓS ARROMBAR E FURTAR COMÉRCIO

Um bom filho a casa retorna e o Francisco Igor dos Santos voltou novamente, só que a casa que ele retornou é a conhecida “Casa Verde”, a cadeia pública de Camocim. O indivíduo caiu mais uma vez nas mãos da PM após arrombar e furtar vários produtos de um estabelecimento comercial localizado na Rua Dr. Raimundo Veras, no bairro Apossados.
O Sr. Antonio Capistrano ligou para o 190 por volta das 07h da manhã de segunda-feira, 30, informando que seu comércio havia sido furtado. Policias militares da Força Tática Foram ao local e colheram maiores detalhes com o comerciante, inclusive reconheceram o acusado pelas imagens do circuito de câmeras do estabelecimento.
Os militares iniciaram as diligências e horas depois conseguiram localizar o indivíduo, que a princípio negou os fatos, no entanto, quando soube que tinhas suas imagens no vídeo ele resolveu confessar e entregar o material que havia furtado, 09 latas de leite Ninho, 35 pacotes de leite Itambé, 10 antitranspirantes da marca Suave. Ele foi conduzido para a DPC de Camocim onde foi autuado por crime de furto qualificado e posteriormente foi levado para a cadeia pública local onde está a disposição da justiça.

Efetuaram a prisão: Sgt Carneiro, Sgt Clemilson e Sd Henrique
Camocim Polícia 24h

EM GRANJA, POLÍCIA MILITAR PRENDE INDIVÍDUO POR FURTO E MULHER POR RECEPTAÇÃO

Acusado
Um homem foi preso sob a acusação de furto e uma mulher presa por receptação durante o dia de segunda-feira, 30, no município de Granja.
Francisco Cleiton Pereira dos Santos, natural de Fortaleza e residente na localidadede Jabuti/Granja, teria destelhado uma oficina que fica na Cohab Vicente Arruda, Bairro do Oiteiro, Granja, e subtraído 01 lixadeira elétrica da marca Bosh, 01 rádio, 01 chave inglesa e 01 alicate.
O sumiço dos objetos só foi percebido pelo proprietário no início da manhã de segunda, 30, ocasião em que foi abrir a oficina.
Os policiais foram acionados e começaram a patrulhar pela cidade à procura do acusado, sendo que por volta das 10h foram informados que o acusado estava na localidade de Jabuti.
Uma equipe do destacamento local foi até a dita localidade e lá conseguiu encontrar o acusado, o qual confessou o delito e disse que havia empenhado por 20 reais todo o material para uma mulher identificada como Ana Alves Marques, de 70 anos, a qual também foi localizada.


Mediante todos os fatos, ambos foram conduzidos para a DPC de Granja onde o delegado resolveu autuar em flagrante o elemento com base no artigo 155 do CPB (furto), sendo encaminhado em seguida para a cadeia pública de Granja. Já contra a mulher foi feito um TCO com base no crime de receptação culposa, sendo a mesma liberada em seguida.

Efetuaram a prisão: Sgt Fontennele, Sgt André e Sgt R. Luiz
Camocim Polícia 24h

EM CAMOCIM, INDIVÍDUO É PRESO AO JOGAR PARA DENTRO DA CADEIA OBJETOS ENCOMENDADOS PELOS DETENTOS


Um homem identificado como Francisco Oliveira de Medeiros, 27 anos, residente no Km 02, em Camocim, foi detido pela Polícia quando arremessou vários objetos para a cadeia pública encomendados pelos detentos.
Noite de domingo, 29, quando os pms da cadeia perceberam que um elemento havia ido para a lateral da unidade e arremessado um pacote para a parte dos fundos. O fato foi comunicado imediatamente para as viaturas de serviço que de imediato iniciaram as diligências a procura do elemento.
Pouco tempo depois e com a ajuda de um policial de folga, uma equipe do Ronda conseguiu localizar e prender o indivíduo, o qual de início negou a autoria do “rebolo”, no entanto, após uma conversa de “pé-de-ouvido” ele gentilmente resolveu colaborar, dizendo o local onde havia feito o arremesso. O pacote foi encontrado e dentro tinha apArelho um celular, 01 carregador, 01 pendrive e 01 fone de ouvido. Diante dos fatos o elemento foi conduzido para a DPC onde foi feito os procedimentos cabíveis contra o acusado. Vale ressaltar que o indivíduo já é reincidente neste tipo de crime.

Camocim Polícia 24h
Participaram da ocorrência: Sgt Nazareno, Sgt Onnegildo, Cb Aderbal, Cb Reis,Cb Moreira e Sd Fernandes

EM GRANJA, BRIGA ENTRE FAMILIARES TERMINA COM UM ESFAQUEADO

A polícia registrou mais um crime de lesão corporal na cidade de Granja. O caso aconteceu no início da madrugada de domingo, 29.
De acordo com as informações nos repassadas pela polícia militar, o crime ocorreu durante um desentendimento familiar. O indivíduo Silvio Dourado Rodrigues, 37 anos, teria se armado com uma faca e ameaçado sua sobrinha, uma garota filha de sua irmã. Já por volta de meia noite, o indivíduo teria voltado novamente e desta vez começou uma confusão com seu cunhado, o pai da garota que ele teria ameaçado.
O bate-boca se transformou em briga e Sílvio foi esfaqueado por seu cunhado na altura da barriga e mão esquerda. A vítima foi socorrido por populares para a UPA 24h e em seguida transferido para Sobral. O agressor fugiu do local e não foi mais localizado.

Camocim Polícia 24h

EM CAMOCIM, INDIVÍDUO É PRESO APÓS AGREDIR E MORDER ROSTO DE SUA COMPANHEIRA

Mais um “valentão” foi preso pela PM após agredir fisicamente sua companheira. O caso aconteceu durante a tarde de domingo, 29, em um sítio localizado na localidade de Flamengas, em Camocim.
Uma pessoa ligou para o 190 informando que um homem estava bastante alterado e “surrando” sua companheira. Sem perda de tempo os pm’s chegaram ao local e se depararam com vítima e com o acusado já dominado por populares. A vítima foi identificada como Maria Delurdes, 55 anos, confirmou as agressões e mostrou seu rosto com uma lesão ocasionada por uma mordida. O acusado, o caseiro Francisco Diego, 22 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPC de Jijoca onde foi autuado em flagrante por crime de lesão corporal combinado com lei Maria da Penha, sendo conduzido para a cadeia pública de Camocim.

Efetuaram a prisão: Sgt Dário, Sgt Marcelo e Sgt Valmir
Camocim Polícia 24h

MARTINÓPOLE-CE: POLÍCIA MILITAR PENDE INDIVÍDUO ACUSADO DE TENTAR FURTAR NO HOTEL MUNICIPAL

Um jovem foi preso após quebrar a vidraça do Hotel Municipal de Martinópole para entrar e tentar furtar uma moto durante a tarde de segunda-feira, 30. O caso foi repassado aos policiais pelos funcionários do Hotel.
De acordo com as informações repassadas pela polícia, o indivíduo Alexandre da Silva havia violado o estabelecimento e estava tentando furtar uma moto quando foi flagrado por um dos funcionários. O indivíduo foi dominado pelos próprios empregados do hotel que depois acionaram a polícia. Uma equipe do destacamento chegou ao local e se deparou com o acusado dominado. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPC de Uruoca onde foi autuado em flagrante por crime de tentativa de furto e só não permaneceu preso porque seus familiares pagaram a fiança arbitrada pelo delegado.

Efetuaram a prisão: Sgt Porto, Sgt Maia e Sd Reis
Camocim Polícia 24h 

TRIPLO HOMICÍDIO: TRÊS ADOLESCENTES SÃO MORTOS DENTRO DE ÔNIBUS ESCOLAR EM PARAIPABA

O crime aconteceu próximo ao centro do município. Conforme a Polícia Militar, o veículo foi interceptado por dois criminosos

Três adolescentes foram mortos na noite desta segunda-feira (30), no município de Paraipaba, a aproximadamente 100 km de Fortaleza. Conforme informações da Polícia Militar, o triplo homicídio aconteceu por volta das 18h30, dentro de um ônibus escolar.
Segundo o major Charles Robert, o ônibus transitava pela localidade de Cacimbão dos Tabosas, próximo ao centro do município, quando foi interceptado por uma dupla de assaltantes.  Ao  avistarem os três adolescentes, os criminosos teriam dado início aos disparos.
"Eles já tinham informação que esses rivais estavam dentro do ônibus. Esses jovens mortos são conhecidos na região por usarem drogas. Estavam no ônibus escolar pegando uma carona até a praça, onde está acontecendo um festejo", afirmou o major.
As execuções teriam se dado devido a uma rivalidade, consequência da disputa de território para o tráfico de drogas em Paraipaba. Até o momento, apenas uma das vítimas foi identificada como Alisson. A Polícia Militar afirmou que aguarda a chegada da Perícia Forense para identificação completa das vítimas.

Fonte: DN

TRÊS PMS SÃO PUNIDOS SOB ACUSAÇÃO DE DORMIR EM VIATURA

A defesa tentou justificar que um deles estava no WhatsApp no momento do flagrante, porém os horários não bateram e ação ainda foi repreendida

Três policiais militares foram punidos após serem flagrados, em dezembro de 2015, dormindo dentro de uma viatura durante serviço no bairro Jardim União, em Fortaleza. O trio foi flagrado por um tenente que fazia a vistoria naquela área.
Conforme publicação no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (30), os soldados Fernando de Oliveira Silva, Zaidan Paulo de Souza e Zacarias da Costa Brasil estacionaram a viatura próximo ao Centro Educacional São Miguel quando foram abordados por volta da meia-noite pelo tenente Francisco Juscelino Gonçalves Nunes, que cumpria a função de Supervisor de Policiamento da Área Integrada de Segurança 5.
Consta no documento que os militares foram autuados e levados à Coordenadoria de Policiamento da Capital (CPC) onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo Art. 203 do Código Penal Militar.
Segundo depoimento do tenente Nunes, nenhum dos três soldados negou que estava dormindo, preferindo ficar em silêncio. No DOU afirma-se que o então supervisor disse que os três estavam no interior da viatura, com ar-condicionado ligado, sentados no banco, com os olhos fechados e ainda demoraram em perceber a presença do dele.
Posteriormente, em depoimento a favor dos denunciados, uma policial identificada por Jaqueline Rodrigues de Toledo afirmou que um dos PMs, o soldado Zacarias Brasil, estava conversando com ela no WhatsApp, o que não justificaria a denúncia. Porém, foi percebido que a conversa havia encerrado às 0h15 e a prisão acontecera às 0h45. É relatado ainda no DOU que, se o horário tivesse coincidido, ação de usar o celular para a conversa era indevida em serviço.
Por fim, após avaliar o processo, resolveu-se punir com seis dias de permanência disciplinar os soldados Fernando Silva e Zaidan de Souza; e com oito dias o militar Zacarias de Souza.

Fonte: DN

EM CAMOCIM, PROJETOS SOCIAIS SÃO REALIZADOS COM PAGAMENTO DE AÇÕES JUDICIAIS

Juiz Washington Frota
Os valores são usados para custear aulas de música, esporte e a coleta seletiva em praias da região

Os pagamentos oriundos de processos judiciais são usados para custear projetos sociais no município de Camocim, no Litoral Oeste cearense. Esse é o princípio do projeto Restaurando Janelas, que custeia para a comunidade aulas de música, windsurfe e a coleta seletiva em barracas de praia por meio de organizações não-governamentais da região. O trabalho começou em março deste ano.
A ideia foi do juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Camocim, Washington Frota. Ele resolveu tocar o projeto amparado em uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que garante a destinação da verba de transações penais e prestações pecuniárias para projetos sociais. “Nós tínhamos cerca de mil processos de pequenas causas criminais parados aqui, em 2015, quando assumi. Eu vi a possibilidade de arrecadar um valor considerável com esses processos e resolvi dar uma aplicação a esses recursos”.
Em dois anos, todos os processos acumulados foram julgados e, com o dinheiro, o juiz criou edital para financiar ações comunitárias. Foram contempladas organizações não-governamentais que oferecem cursos de música, além de karatê e windsurfe. A verba também financia projeto de limpeza, que incentiva a coleta seletiva em barracas de praia na região.
A maioria das vagas (50%) é para crianças e adolescentes em conflito com a lei; as outras são para filhos de presos em situação de risco social (25%) e para pessoas da comunidade geral (25%).
Conforme o juiz, 150 pessoas já foram beneficiadas pela primeira etapa do projeto. Um próximo edital já está sendo elaborado para ampliar as ações. “O que a gente está fazendo é prevenir a criminalidade. Se esse rapaz que foi preso decidir que a vida dele não está no crime, a gente pode oferecer uma alternativa”, comenta o magistrado.

Coleta seletiva

No projeto de coleta seletiva, lixeiras para a divisão de material reciclável foram entregues aos barraqueiros. Uma vez por semana, integrantes do projeto vão aos locais para recolher os resíduos e destiná-los aos locais corretos. Nove pessoas da equipe são presos que estão no regime aberto. O trabalho permite que eles não tenham que dormir de sexta a domingo na penitenciária. “Vejo uma evolução. Eles ficam mais animados e ganham outra alternativa de vida. Nunca nenhum faltou o trabalho”, comenta o agente penitenciário Josimar Alves, responsável por acompanhá-los no trabalho.
Para ele, o serviço serve também para educar a comunidade. “Muitos barraqueiros não sabiam o que era reciclagem e coleta seletiva. A gente explica e eles passam a respeitar mais. Diminui também o preconceito com quem sai do sistema penitenciário”, opina.

Fonte: O Povo