5 de junho de 2014

CCJ APROVA NOVAS REGRAS PARA USO DE CASSETETES E OUTRAS ARMAS POR POLICIAIS

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira regras para o uso de cassetetes e outras armas de "menor potencial ofensivo", como as armas elétricas, por policiais. Pela proposta, esses equipamentos deverão ser utilizados prioritariamente quando o ofensor a ser detido não estiver armado.
Pelo texto, fica proibido o uso de arma de fogo contra quem estiver em fuga desarmado, ou contra quem furar bloqueio policial, a não ser que represente risco imediato ao policial ou a outra pessoa.

O deputado João Campos do PSDB de Goiás, autor de uma das quatro propostas que deu origem ao texto, disse que já era hora de regular a utilização de instrumentos como teaser, que cada vez mais fazem parte do dia a dia dos policiais.

"Na medida em que não há nada que regulamente isso gera uma insegurança muito grande para o próprio policial, e também para o cidadão, porque o cidadão que se acha agredido ele não sabe o limite disso, se o policial está agindo dentro da norma ou não. Esse projeto de lei busca regulamentar isso, que o uso tem de ser moderado, como pode se dar o uso dessas armas não letais. Até porque o brasil não tinha a tradição das polícias usarem armas não letais, exceto o cassetete."

Além disso, sempre que o uso dos instrumentos menos lesivos resultar em ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família.
Como sofreu mudanças dos deputados, a proposta deve retornar para análise do Senado.

Fonte: Câmara dos Deputados
Matéria enviada por um leitor

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso veio na hora serta porque tem muitos militares que na hora da abordagem eles não tem controle do que esta fasendo ae acaba sendo fisto como abuso de alteridade

Anônimo disse...

(...)...serta, fasendo, ae, fisto e alteridade;

Camarada (mermão) dá licença: "que frescar, fresque, mas não fica frescando não!" kkkk

Desse jeito aí, eu também queria dizer um português bem "dizido".

Só pra descontrair. kkkkk

Anônimo disse...

Olha o cidadão começando a ter direitos,ainda é muito pouco tem q melhorar mais

Anônimo disse...

E pouco msm. deixa a policia sem fazer nada . Ai o cidadao com os direitos quando tao na pea dos próprios manifestantes ai chama ai lembra d policia devia resolver era so msm . O outro nem escrever sabe e ainda faz críticas ai ai vai entender o povo

Anônimo disse...

alguém está querendo entregar o pais aos bandidos

Anônimo disse...

ESSES POLITICOS BOSTA SO SABEM ENFRAQUECER AINDA MAIS A SEGURANÇA,PARECEM QUE TEM E MEDO DOS BANDIDOS,TEM QUE CRIAR LEI QUE FAÇA BOTAR MEDO EM QUEM COMETER CRIME,NOS EUA QUEM FURAR UMA BLITZ LEVA BALA.MAS A BANDIDAGE COMEÇA NO CONGRESSO.