23 de maio de 2013

BARCO PESQUEIRO CAMOCINENSE RESGATA UM DOS PESCADORES DA EMBARCAÇÃO DE ACARÁU NAUFRAGADA NA SEGUNDA-FEIRA (20).


Como havíamos noticiado na tarde de ontem (22), um barco pesqueiro da cidade de Acaraú, inscrito com o nome de “Peralta”, havia naufragado com cinco tripulantes na madrugada de segunda-feira (20).
Um dos pescadores identificado como Gabriel Paulo dos Santos foi resgatado com vida por outro barco de pesca por volta das 04h00 de terça-feira (21). Ele passa bem em um hospital de Acaraú e contou que teve que nadar por quase 24 horas até ser resgatado.


As buscas aos outros pescadores são feitas por barcos pesqueiros da região, um rebocador da marinha e até um avião.
Já por volta das 09h30 da manhã de quarta-feira (22), um barco pesqueiro de Camocim, o Quinha I, localizou mais um dos pescadores a mais ou menos 35 milhas (56,3 km) da costa camocinense. No momento do resgate, o pescador Luís Carlos do Carmo, 38 anos, natural de Acaraú, estava desacordado em cima de uma bóia e a deriva a mais de 48 horas.


Gabriel Paulo dos Santos, primeiro pescador a ser resgatado. Foto: Reprodução VM

O barco Quinha I chegou à Camocim com o pescador resgatado por volta das 21h30 de quarta-feira (22) na Beira-Mar, onde já havia uma viatura do Ronda (Cb Gerardo e Sd Edgar) que o conduziu para o hospital M. Aguiar.
Sobre o naufrágio, o pescador disse que o motivo seria uma tábua que teria se soltado do fundo da embarcação, falou que tudo foi muito rápido e que só deu tempo colocar os coletes salva-vidas e cair no mar. O pescador contou que após o naufrágio os cinco ficaram juntos, cada um com colete e com uma boia,  só que devido à correnteza, aos poucos três dos companheiros foram se separando, sendo que ele ficou próximo a outro pescador, que não resistiu a tanto sofrimento e morreu na madrugada de terça feira (21).


Luís Carlos do Carmo, resgatado com vida pela embarcação camocinenese

O Sr. José Edvaldo de Sousa, mestre da embarcação camocinense Quinha I, disse ao blog Camocim Polícia 24h que ao avistar o náufrago a deriva, imediatamente foi junto com seus companheiros para salvá-lo, e apesar de ter programado voltar pra “terra” somente na segunda-feira (27), não pensou duas vezes, salvou o pescador e o trouxe para Camocim.

“Não penso no prejuízo que tive, penso na vida que salvei, e isso é o mais importante”, disse o Sr. Edvaldo.


Policiais do Ronda junto com a vítima

O pescador resgatado está em observação no hospital Murilo Aguiar em estado de desidratação e com pequenas queimaduras causadas pelo sol, porém conversa bem e está bastante consciente.
A Capitania dos Portos procura os outros pescadores que ainda estão desaparecidos.


Sr. José Edvaldo de Sousa, mestre da embarcação camocinense Quinha I

Luís Carlos do Carmo, resgatado com vida pela embarcação camocinenese

Camocim Polícia 24h

7 comentários:

Leidy Loppes disse...

Deus ajude que os outros possam ser encontrados com vida. E abençoe a esses dois que ja foram encontrados , que eles possam se recuperar logo.

eliana disse...

nossa.. esse homem precisa de cuidados... espero q tenha alguma altoridade ajudando ele.

nilton disse...

parabéns sr. edvaldo é de pessoas como você que o mundo precisa,DEUS vai lhe dar muito mais!



Anônimo disse...

Muita sorte, coisa de Deus, achar um náufrago em mar aberto é realmente planos que Deus tem para este homem.

Anônimo disse...

Um ato muito bonito do mestre dessa embarcação, parabéns!!!

francisco menezes disse...

essa experiência desejo não passar nunca mais fico emocionado por ter alguém com tanta vontade de viver assim e alguém com muita vontade de ajudar, parabéns aos dois pescadores. que trabalho bonito aque eles fazem

Anônimo disse...

tanta dedicação e respeito pelo os companheiros e pelo o que faz e nao tem um pingo de consideração por parte do governo.
imagina nois sem esses guerreiros do mar arriscando suas proprias vidas, o que seria de nois sem os peixes que eles pescam.
quantas e quantas vezes esses imundos do poder já deliciaram os peixes que esses bravos homens pescaram, mal eles sabem quantos dias e quantas horas de trabalhos tiveram para pega-los.

acordem !!!!! derem moral a quem tem e a quem trabalha duro de sol a sol para sustentar suas familias!