11 de junho de 2011

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ PROMOVE 802 POLICIAIS.


Foi como um 7 de Setembro: a cúpula da Segurança Pública reunida, o governador no centro do palco, o público atento e um mar de fardas, carros, cavalos, cachorros e até helicópteros desfilando no corredor demarcado por grades de ferro.
Ontem, a Polícia Militar cearense promoveu 63 oficiais e 739 praças. No total, 802 elevações de patente. A princípio, cerca de 400 profissionais seriam beneficiados. Contudo, o evento foi adiado em decorrência da tramitação de uma lei na Assembleia Legislativa que ampliaria as promoções. As promoções têm efeito retroativo a 24 de maio, data da primeira solenidade.


PM e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) classificaram a medida como a de maior repercussão da história do Ceará. Nenhuma instituição, contudo, informou o impacto disso nos cofres do Estado. “Relativo ao custo-benefício, isso não custa muito, porque a diferença de remuneração entre as graduações da PM é pequena. Logo, a repercussão é pequena. Aumenta, se não me engano, em torno de 0,6% da folha da Polícia”, arriscou o titular da SSPDS, coronel Francisco Bezerra.

O Governo preferiu avaliar o momento como uma resposta aos opositores que criticam os altos investimentos feitos em infraestrutura. Conforme Bezerra, só a PM recebeu, nos primeiros quatro anos de gestão do governador Cid Gomes (PSB), R$ 170 milhões.

Desses, R$ 37 milhões em fardamento. “A PM, desde o início, tem tido da gente um tratamento diferenciado, quer seja por aumentos diferenciados dados todos os anos; quer seja pela contratação de novos policiais. O que o Estado investe em pessoas hoje é duas ou três vezes o que investia, em média, no passado”, disse Cid Gomes.

Já o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Matias, confirmou a realização de concurso público para contratação de 3.000 PMs, 740 policiais civis e 177 peritos. De acordo com ele o edital deve ser lançado em até dois meses. “Isso representa valorização e reconhecimento à atual tropa”, classificou.

ENTENDA A NOTÍCIA

Governo pretende suprir lacuna dos 350 soldados promovidos ontem com o concurso público previsto ainda para este ano. Assim que os novatos entrarem, SSPDS diz que realizará estudo de remanejamento das tropas.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: