VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

quarta-feira, 16 de março de 2016

CURIOSIDADE! POR QUE FUMAR MACONHA CAUSA TANTA FOME?

Nova pesquisa indica o motivo da fome intensa causada pela cannabis

Um 'tapa na maconha' (uma tragada) estimula uma série de controladores celulares - e disso os cientistas sabem faz tempo. Um dos mais importantes é um receptor, chamado de CB1 que estaria envolvido com a fome absurda que pessoas que fumam maconha sentem. Agora, pesquisas novas mostram que o CB1 ajuda no processo da larica ao ativar neurônios que, em situações normais, fazem você se sentir mais satisfeito.
Mas como assim? Se ele ativa um neurônio que nos deixa com a sensação de saciedade, como estaria envolvido em um processo que pode fazer você atacar até aquele pote de picles velho no fundo da sua geladeira?
Normalmente, estes neurônios (chamados de POMC) produzem uma enzima chamada a-MSH, associada com a saciedade. Mas quando os receptores CB1 dessas células específicas são ativados, outra enzima é liberada. Ela é a beta endorfina, associada com a fome e também com a forma com que suportamos dor.
Para provar isso, os cientistas alteraram geneticamente um grupo de ratos para que os neurônios POMC fossem bloqueados - e, quando foram expostos aos efeitos da maconha e tiveram os receptores CB1 ativados, eles ignoraram a comida. Já os ratos normais, com neurônios POMC ativos, mostraram apetite maior do que o normal após serem expostos à planta.
Os POMC, ativados pelo CB1, tinham grandes níveis de radicais livres, criados por mitocôndrias quando elas convertem oxigênio e comida em energia. Esses radicais livres extras indicam que as mitocôndrias 'doidonas' estão tendo trabalho extra. Nesse ponto, os pesqusiadores acreditam que alguma proteína mitocondrial 'avisa' as células POMC para produzir enzimas que induzem a larica, as beta endorfinas (lembra dela ali de cima?).
Ok, quem usa maconha sente larica. Qual é a importância de compreender esse processo para a ciência? Se pesquisadores conseguirem criar um remédio capaz de reverter esse processo, poderia ser o fim da obesidade. Aliás, em 2006, uma droga similar foi vendida na Europa. No entanto, ela foi tirada do mercado após ser associada com ansiedade e depressão. Desde então, muitas farmacêuticas relutam em desenvolver remédios baseados no CB1.


Fonte: Galileu 

BATALHÃO DE DIVISAS COMEÇA ATUAR NA REGIÃO DE CHAVAL, BARROQUINHA E GRANJA.


A 4ª Companhia do Batalhão de Divisas sediada na cidade de Chaval conta com quatro viaturas e 44 policiais que passaram por treinamento especializado, foi instalada oficialmente pelo governador Camilo Santana no último sábado, 12. Os militares lotados na Companhia trabalham em parceria e estão sempre apostos a apoiarem as ações dos pm’s da 3ªCia/3ºBPM, que tem como comandante o Tenente Coronel Artunane Aguiar.
Os pm’s do Batalhão de Divisas já estão realizando blitz saturação nas localidades que ficam próximas às divisas com o vizinho Estado do Piauí com o objetivo de coibir a entrada de armas e drogas para o Estado do Ceará. Os policiais saturam vários distritos dos município de Granja, Barroquinha e Chaval, sendo que a população já está presenciando e aprovando o reforço da nova modalidade de policiamento.

POLICIAL MILITAR RECUSA APOSENTADORIA APÓS PERDER BRAÇO E INSPIRA COLEGAS

Ele perdeu membro em acidente durante viagem para ver filho recém-nascido. 'Tem gente com a situação pior que a minha e que não para de lutar', diz.

A história do sargento José Nelson dos Santos Silva, de 45 anos, tinha tudo para terminar no dia 15 de agosto de 2015, quando ele sofreu um grave acidente próximo de Goiânia (GO). Em uma colisão com um caminhão, ele perdeu um braço, mas manteve a vida e a vontade de dar a volta por cima.
"Quando eu acordei viu o braço amputado pensei: a vida acabou, acabou tudo para mim, meus sonhos morreram", conta emocionado. Jose Nelson é policial militar desde 1993, quando saiu de Arco Verde (PE), após passar em um concurso público no Tocantins.
O acidente aconteceu justamente em um momento de grande alegria para ele, logo após o nascimento do segundo filho.
"Eu estava viajando para Goiânia para ver o meu filho. Estava com meu cunhado. Já chegando na cidade percebi que ele cochilou."
"Quando eu chamei, ele tirou o máximo que pode, mas bateu na lateral do caminhão, que arrancou a porta do lado direito onde eu estava. Eu fui arremessado e perdi muito sangue. Vi que o braço já estava praticamente apartado."

PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA DO FESTEJO DE SÃO JOSÉ PARA QUARTA-FEIRA, 16

Dia 16-03: Quarta-feira (7ª Novena)

18h00 – Terço dos Homens Nossa Senhora de Fátima
18h30 – Novena.
19h00 – Celebração Eucarística.
Convidados: Ministros da Eucaristia, Coroinhas, Renovação Carismática Católica (RCC)
Leituristas: Liturgia de São José
Cântico e Salmos: Ministério de Música de São José.