19 de junho de 2013

POLÍCIA MILITAR IMPEDIRÁ MANIFESTAÇÃO NAS PROXIMIDADES DA ARENA CASTELÃO


Barreiras policiais serão montadas nas vias de acesso ao estádio. PM vai garantir segurança durante a passeata.

"Daremos todo o apoio necessário para que a manifestação seja pacífica e que não quebre a ordem legal e o respeito aos limites de segurança do evento. Esperamos que o Ceará dê um exemplo de cidadania para o País e que os manifestantes não entendam os policiais como inimigos, mas servidores que ali estão para garantir a segurança de todos".



A declaração foi feita, no começo da noite de ontem, com exclusividade, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, se referindo à manifestação que está sendo aguardada para hoje, a partir das 10 horas, na Avenida Alberto Craveiro, antes da partida das seleções do Brasil e México na Arena Castelão, pela Copa das Confederações.

"A Polícia estará preparada para garantir a segurança de toda a população, não apenas dos que vão à manifestação, mas de todos. Entretanto, não vamos permitir que sejam ultrapassadas as barreiras de segurança do evento", repetiu Bezerra.

Já o comandante da PM, coronel Werisleik Pontes Matias, também disse esperar que a manifestação seja pacífica, mas deixou claro que os manifestantes não terão acesso ao estádio. Várias barreiras serão montadas e as tropas envolvidas na operação começarão ser colocadas na área a partir de 8 horas. A Corporação não revelou o efetivo que será empregado. "Por questão estratégica, não divulgaremos este número", afirmou Matias.

Reunião

Na manhã de ontem, os comandantes das unidades operacionais que participarão da operação tiveram uma reunião estratégica na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com o próprio secretário, Francisco Bezerra. Os detalhes do plano operacional foram mantidos em sigilo. Werisleik Matias assegurou que a PM vai acompanhar a manifestação para garantir a segurança daqueles que estarão na mobilização.

Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Ribeiro, a estrutura montada para oferecer segurança aos torcedores que se dirigirem ao Castelão já foi definida. "Vamos atuar de forma redobrada como atuamos na (partida) final do Campeonato Cearense de Futebol. Todos os efetivos vão estar na área já a partir de oito da manhã", afirmou.

Conforme o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, à frente da operação estará o tenente-coronel PM Cláudio Mendonça, do BPTur. "Vamos manter diálogo com as lideranças para que tudo ocorra sem incidentes", disse Albano.

Segundo o comandante-geral da PM, até a noite passada, por volta das 19 horas, não havia sido feito nenhum contato dos líderes do movimento com o Comando da instituição.

No entanto, numa rede social, foi postada a imagem de um documento encaminhado à PM e assinado por três pessoas que se identificam como Luiz Felipe Lima dos Santos, Amanda Maia Silva e Carlos Eduardo Amorim Giffoni, que informam, "a realização de manifestação pacífica no dia 19.06.2013, com concentração às 10 horas e início às 12 horas, dirigindo-se pela Avenida Alberto Craveiro em direção à Avenida Dedé Brasil, sendo esperada a reunião de cinco a dez mil cidadãos", diz o documento.

Aeroporto recebe unidade da SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inaugurou, na noite de ontem, um posto avançado da Polícia Civil no 2º andar do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo informações do delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, o posto funcionará durante 24 horas com dois inspetores e um escrivão. A delegada do 16º Distrito Policial (DP), Marília Fernandes, também deve atuar no local nos casos de maior necessidade.


O secretário da Segurança, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, compareceu ao evento simbólico e afirmou que o posto faz parte do plano da Copa das Confederações, mas deve permanecer em funcionamento após o evento. A intenção é que o local funcione como uma delegacia atuando em defesa da população e dos turistas. De acordo com informações do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Pontes Matias, o efetivo da PM será de três soldados por turno, além da presença dos batalhões da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e de Policiamento Turístico (BPTur).


Na noite de ontem, autoridades inauguraram o posto da Polícia Civil que vai funcionar 24 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins FOTO: KIKO SILVA

O chefe do grupo de segurança aeroportuária da PF, Marco Antônio Castelo Branco, informou que o posto atuará em parceria com a Polícia Federal e a Infraero. "Nos momentos de necessidade, todas as Polícias devem agir em conjunto", explica.

O superintendente da Infraero, Wellington Santos, ressaltou que, somente no mês de junho, mais de 500 mil pessoas devem passar pelo terminal.

Delegacia

Outro evento ocorreu na noite de ontem. A reinauguração do 16º DP, na Avenida Alberto Craveiro, que recebeu novos equipamentos após a reforma.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA 

FONTE: DN

Um comentário:

Anônimo disse...

isso mostra o quanto se pode meter a mao no dinheiro publico e nao poder fazer nada. muito dinheiro gasto na copa e muitas familias e parentes, e tenho certeza q ate de varios policias passa mal em hospital. essa era a hora da policia entra de greve