8 de agosto de 2012

COVARDIA: 59% DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA APANHAM TODO DIA.

Dados divulgados hoje pela Secretaria de Políticas para as Mulheres apontam que mais da metade (59,57%) das mulheres que sofrem violência são agredidas todos os dias. Os números fazem parte de um balanço da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. 
Conforme o levantamento, em 70% dos casos de violência doméstica o agressor é o marido ou companheiro da vítima. O estudo aponta que se forem considerados demais vínculos afetivos - como ex-marido, namorado e ex-namorado - o percentual sobre para 89%.

Ainda de acordo com os números, em 66% dos casos de agressão os filhos e filhas presenciam a cena da mulher sendo agredida.

Conforme a secretaria, dos mais de 2 milhões de atendimentos registrados pela Central de Atendimento desde 2006 (data de início do funcionamento), 329.256 casos foram enquadrados na Lei Maria da Penha.

“O número ainda é muito alarmante, no entanto, quero reforçar que a Lei Maria da Penha possibilitou uma visibilidade maior dos crimes, que até 6 anos atrás eles não eram tão visíveis, apareciam só nas páginas policias e agora estão bastante divulgados. Então há os dois lados”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci.
 
Ceará

Tanto Ceará quanto a capital, Fortaleza, estão nas últimas colocações em número de denúncias, proporcionalmente à população feminina.

Segundo os dados da “Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180”, o Estado é o 24º, entre as 27 unidades da federação, em número de denúncias de agressões contra a mulher. Os primeiros colocados são Distrito Federal, Pará e Bahia. Já Fortaleza é a penúltima em número de notificações, entre as capitais.

Os dados foram apresentados ontem, no encontro “O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço que presta “escuta e acolhida” às mulheres em situação de violência. (com agências de notícias).

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: