29 de junho de 2023

PREFEITO PRESO!!! POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CONCESSÃO ILÍCITA DE ARMAS DE FOGO PARA GUARDAS MUNICIPAIS DE ACARAPE


O chefe do executivo é suspeito de expedir do próprio punho o porte de arma de fogo para guardas municipais, sem autorização da PF (como determina a lei)

O prefeito da cidade cearense Acarape, Francisco Edilberto Beserra Barroso, foi preso em flagrante pelo crime de posse de munições de armas de fogo, na Operação Eikasia, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (29). Um guarda municipal também foi preso em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo.

A Operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão - dos quais um foi na residência do prefeito e o outro, no gabinete do prefeito, na Prefeitura Municipal de Acarape. Também foram alvos as residências do secretário de Segurança do Município e as residências de 17 guardas municipais.

Procurada para comentar a prisão em flagrante do prefeito, a Prefeitura Acarape informou, via assessoria de comunicação, que o prefeito irá conceder uma entrevista, em breve, para esclarecer os fatos.

A Polícia Federal apura a concessão ilícita de armas de fogo para guardas municipais em Acarape, no Maciço de Baturité. O delegado federal Igor Conti, coordenador da Operação, afirmou ao Diário do Nordeste que a investigação apontou que o atual prefeito expedia do próprio punho o porte de arma de fogo para os servidores, sem autorização da PF (como determina a lei).

17 guardas municipais, escolhidos pelo prefeito, tinham a autorização ilegal para o porte de arma de fogo - representado por uma carteira falsa.

Os investigadores ainda suspeitam que vários guardas municipais foram nomeados para o cargo sem concurso público, o que deve ser alvo de outra investigação policial, por outro órgão (já que não é competência da PF), segundo Conti.

A investigação teve início em 2022, quando a Polícia Civil encaminhou uma relação de documentos em que o próprio prefeito e guardas municipais declaravam que o prefeito expedia porte de arma de fogo para os servidores fazerem a segurança dele e da própria família. Pelo que apuramos, o prefeito se sentia ameaçado e, por isso. se utilizou desse expediente." IGOR CONTI - Delegado federal

Sobre a Operação, a atual gestão da Prefeitura de Acarape alegou que o porte de arma para guardas municipais foi emitido pelo prefeito anterior.

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

O QUE E ISSO SEU PREFEITO VC ESQUECEU QUE SO PODE ANDAR ARMADOS SÃO OS BANDIDOS GUARDAS MUNICIPAL FAZ PARTE DA SEGURANÇA DO POVO DE BEM ENTÃO NÃO PODE DA ARMAS PARA CIDADÃOS DE BEM SEU PREFRITO,E SO NO CU MESMO VIU ESSAS LEIS IMUNDAS