29 de junho de 2023

DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE APENAS TRÊS CIDADES CEARENSES POSSUEM GUARDAS MUNICIPAIS COM PORTE DE ARMAS

Siga-nos no Instagram @camocimpolicia24h

Durante a operação deflagrada pela Polícia Federal que culminou coma prisão do prefeito de Acarape Francisco Edilberto Beserra Barroso, o Delegado da PF Igor Conti informou que apenas três municípios cearenses têm guardas municipais com autorização de porte de arma de fogo, expedido pela Polícia Federal: Fortaleza, Eusébio e Pacajus.

"Cada prefeitura precisa firmar um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, porque o guarda precisa ser submetido a exame de aptidão psicológica, capacidade técnica e toxicológico e passar por um curso de formação, para ter o porte de arma. Além disso, a prefeitura precisa criar um órgão para fiscalizar a atuação das guardas municipais", esclarece.

Conti acrescenta que, nos próximos passos da investigação que resultou na Operação Eikasia, os suspeitos serão intimados para prestar depoimento e os documentos apreendidos (inclusive a falsa carteira de porte de arma de fogo) serão analisados.

17 comentários:

Anônimo disse...

Porte Institucional sim, é verdade. Faz-se necessário informar que o Guarda pode trabalhar com armamento particular com autorização do Comando . Isso é regulamentado pelos últimos decretos do ex - Presidente Bolsonaro .

Anônimo disse...

A GCM de Camocim necessita em caráter de urgência, se regularizar. Para que possa ter um respaldo legal pra poder andar armado.

Anônimo disse...

Ou seja a GUARDA municipal de CAMOCIM está irregular,😂😂😂😂😂

Anônimo disse...

Sim,o delegado está certo, agora tem q saber diferenciar o porte institucional e o porte por perrogativa de função. Quem tiver interesse de se aprofundar no assunto é só pesquisar.

Anônimo disse...

esses Guardas municipal de camocim não tem psicológico pra trabalhar com arma não

Anônimo disse...

Guardas municipal de camocim não tem psicológico pra trabalhar com arma não

Anônimo disse...

Eita, será que a PF vem pra Camocim?

Anônimo disse...

Vai ter acocho será?

Anônimo disse...

Acho difícil vim. Se a polícia CIVIL até hoje não tem, local de trabalho próprio. Imagina outro órgão de segurança de grande porte como a FEDERAL.

Anônimo disse...

Kkkkkk..... Guarda não é bandido não. E outra coisa todas as armas dos Gms de CAMOCIM foi espedido O CRAF pela POLÍCIA FEDERAL. Não foi espedido por Prefeito não.

Anônimo disse...

A GM instituição pode está por não ter se adequar a lei 13022,, agora Gms não estão amparado por leis e decretos.

Anônimo disse...

PODE NÃO SEU PREFEITO O SR ESQUECEU QUE ARMAS FICOU SO PARA OS BANDIDOS

Anônimo disse...

Quardas municipal de camocim não precisa de arma não eles tem quer vigia é as praças pq a do colegio emilia ja tá quebrada

Anônimo disse...

Qualquer coisa eles chamar a policia quer já são preparados pra usar armas

Anônimo disse...

Alguém ta errado nessa história

;) disse...

Está devidamente legalizada e respadada. Só que infelizmente é o porte pessoal, mas realmente seria de grande utilidade o porte institucional

;) disse...

Triste vc pensar assim. Tantos companheiros que eram GCM's e que hoje fazem parte da polícia Militar e Civil.. e todos passam pelo mesmo curso, entregam os mesmos documentos para ter o porte de arma. Inclusive os GCM's