20 de junho de 2020

PRESIDENTE BOLSONARO EDITA MP QUE PODE TIRAR PODER DA GLOBO EM TRANSMISSÕES DE JOGOS DE FUTEBOL


O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou a MP (medida provisória) nº 984, que torna o “direito de arena” uma exclusividade da equipe “mandante” dos jogos esportivos. Ou seja, só o “time da casa” é quem tem os direitos de transmissão dos eventos e pode negociar diretamente os direitos com a emissora que quiser. 
Assim, o texto tem potencial de favorecer os times e prejudicar a TV Globo. Isso porque, antes da MP, a transmissão das partidas só podia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com os 2 times. Agora, como o texto dá a um único clube o “direito de arena”, possibilita que a entidade esportiva negocie com outras empresas e faça transmissões online.
O presidente também alterou o período mínimo do contrato dos jogadores. Antes da MP, a vigência não podia ser inferior a 3 meses (ou seja, 90 dias). Agora, Bolsonaro permite que o tempo mínimo de contrato seja de um mês durante a pandemia do Coronavírus. 
“O contrato de trabalho do atleta profissional terá prazo determinado, com vigência nunca inferior a 3 meses nem superior a 5 anos”, dizia a antiga redação, que foi alterada para: “o período de vigência mínima do contrato de trabalho do atleta profissional, de que trata o caput do art. 30 da Lei nº 9.615, de 1998, será de 30 dias”. 
Antes da MP de Bolsonaro, 5% da receita proveniente de direitos audiovisuais era destinada aos sindicatos dos atletas. Eles repassavam a quantia aos jogadores. Agora, o repasse será feito diretamente aos atletas envolvidos no jogo sem envolvimento de sindicatos. 
Bolsonaro também revogou 2 parágrafos do Artigo 27-A para que as emissoras com direitos de exploração de radiodifusão sonora ou televisiva veiculem a própria marca nos uniformes dos times. Isso era proibido até então. Houve um caso em que o Vasco da Gama, em 1998, exibiu gratuitamente a logomarca do SBT, principal concorrente da TV Globo, como provocação. O dirigente do clube carioca era Eurico Miranda, que fazia diversas críticas à emissora que tinha os direitos de exibição dos jogos. 

Com informações do Poder 360 

11 comentários:

Anônimo disse...

Show não aguento mas ouvir a voz do Galvão Bueno Babão vagabundo de jogador que da agrado pra ele FORA GLOBOLIXO.

MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH disse...

ótimo, viva JAIR BOLSONARO

MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH disse...

SILAS MALAFIA chegou prever o naufrágio da GLOBO,eu não sou evangélico mais uma pessoa que respeito muito é SILAS MALAFAIA

José Silva disse...

É só assistir um canal que ele não narra!

José Silva disse...

Quero ver como os clubes que já venderam os direitos pra globo vão fazer pra devolver? Agora quebram tds! Tem time que tem direito de transmissão adiantado pra 2 anos há frente!!!

Anônimo disse...

O Flamengo vai ficar mais rico com essa MP, Parabéns Presidente Bolsonaro por mais esse nocaute a tv ta turminha do arco íris.

Anônimo disse...

KKKK , CARA TU É UM DOENTE

Anônimo disse...

Queremos MAIS queremos cessa porra dessa Globo lixo de portas fechada # fechado com Bolsonaro

Anônimo disse...

Tamos juntos amigo viva nosso presidente

Anônimo disse...

Parabéns presidente se atualmente e favorecido os grandes seu burro agora e que os pequenos vai ver um dinheiro seu desenformado

Anônimo disse...

Parabéns meu presidente tamos juntos vamos fechar a porra dessa clobolixo