1 de abril de 2020

CURVA DE NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS NO CEARÁ SE MANTÉM ESTÁVEL A UMA SEMANA


Desde o dia 23 de março, houve uma estabilização na curva de casos do novo coronavírus no Estado. O aumento médio, que variava de 11% a 14% ao dia, caiu para 6% entre domingo e segunda, aponta o Instituto Ampla Pesquisa 

A tão falada curva de disseminação do novo coronavírus continua a subir no Ceará, em números absolutos, mas a taxa de evolução vem se mantendo estável há sete dias, de acordo com o levantamento estatístico do Instituto Ampla Pesquisa, divulgado ontem (31). A estabilidade ocorre desde o dia 23 de março e atingiu, na última segunda, a menor taxa de evolução. Para o estudo, que é voluntário, as medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado e gestões municipais começam a ser refletidas. 
A análise do Instituto se baseia nos dados disponibilizados pelos informes e boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Em números absolutos, o crescimento vem sendo de 21 a 44 casos por dia. No entanto, entre os dias 23 e 26 de março, o aumento médio variou de 12% a 14%. Entre 27 e 28, houve um ponto fora do patamar e o aumento foi de 18%. Nos dias seguintes, a taxa apresentou novas quedas de 14% e 11%, até chegar aos 6% registrados no início da semana, entre o domingo e segunda-feira. 


"É um número a ser comemorado. Sabemos que ainda há muitas pessoas que precisam fazer o teste, mas trabalhamos com amostras e acreditamos que os números dos boletins são reais", explica Agliberto Ribeiro, diretor do Instituto. A análise considera que, se o Estado mantiver essa velocidade, "a curva chegará ao pico sem a temida sobrecarga no sistema de saúde público". 
A principal medida apontada pelo Instituto para a estabilização dos números é o isolamento social em todo o território cearense, que completa 13 dias hoje. O primeiro decreto estadual estabelecendo a medida em vigor no dia 20 de março tinha validade por 10 dias, mas, no último sábado (28), o governador Camilo Santana anunciou a prorrogação da decisão até o dia 5 de abril. 
"A decisão é baseada a partir de dados técnicos, científicos, que nossos especialistas em saúde e a Organização Mundial da Saúde estão orientando, e nas experiências que o mundo inteiro está vivendo", disse o chefe do Executivo estadual, ressaltando que as atividades essenciais continuam funcionando. 

Continue lendo no Diário do Nordeste

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigos esse corona não se cria em lugar quente não vamos pro sol vamos pescar que ele gosta e lugar frio isso e comprovado científicamente

Anônimo disse...

A dessenformaçao vai matar o povo vamos pro sol galera esse corona virus no nosso país ele e fraco não se cria não

Anônimo disse...

Vamos tomar sol meu povo esse vírus aqui no nosso Brasil ele e fraco ele não gosta de calor isso e comprovadamente científica mente vamos trabalhar com responsabilidade que dá tudo certo

Anônimo disse...

Como não se cria no Brasil e ja contaminou mais de 9.000 pessoas?