25 de março de 2020

ASSASSINATOS "EXPLODEM" NO CEARÁ E ASSASSINATOS JÁ PASSAM DOS "MIL" SÓ NESTE ANO


O Ceará ultrapassou a marca dos mil assassinatos em 2020. Restando ainda seis dias para o fechamento do mês de março e do primeiro trimestre do ano, os registros de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) “explodiram” no estado após a turbulência que ocorreu em fevereiro último. Nesta terça-feira (24), o Ceará já registrava 1.016 casos de homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte. 
Os números que ultrapassam a casa dos mil assassinatos no estado incluem os CVLIs e as mortes violentas causadas por intervenção policial e aquelas ocorridas dentro das unidades do Sistema Penitenciário e dos Centros Educacionais que abrigam adolescentes infratores. Esses dois tipos de ocorrência não são incluídos na estatística oficial do governo do estado do Ceará, através da sua Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 
Em janeiro último, o estado registrou 273 assassinatos, incluindo 265 CVLIs e mais oito mortes por intervenção policial. Em fevereiro, mês recorde na violência no estado, foram catalogados 463 assassinatos, sendo 456 crimes comuns e mais sete pessoas mortas em confronto com as forças da Segurança Pública. 
Já neste mês de março, os números da violência seguem a tendência iniciada em fevereiro. Entre os dias 1º e 24, nada menos que 280 pessoas foram mortas no Ceará, incluindo sete casos de mortes por intervenção policial. 

Comparações 

Em março de 2019, durante seus 31 dias, foram registrados no Ceará 200 assassinados, contando 189 CVLIs, 10 óbitos por intervenção policial e uma morte dentro de presídio. Neste março de 2020 (em apenas 24 dias), já foram registrados 280 crimes, o que representa uma elevação da ordem de 40 por cento. 
Já em relação ao trimestre, entre janeiro e março de 2019 ocorreram no Ceará 593 assassinatos (545 CVLIs, 47 mortes por intervenção policial e uma morte em unidade prisional). Já neste primeiro trimestre de 2020 (ainda não concluído), já são 1.016 crimes, o que aponta uma crescente de 71,3 por cento. 

Fonte: Fernando Ribeiro

5 comentários:

Anônimo disse...

Por esse motivo nosso Presidente não se preocupa com esse vírus porque nosso País está acostumado com altas taxas de mortandade principalmente praticados pela violência dominados por aqueles que andam a margem da lei.

Anônimo disse...

O engraçado e que o governador está parando o estado com uma morte por causa desse corona vírus e nada e feito com essa matança sem controle que assombra nosso Estado chega desse decreto e vamos trabalhar e seguir as.normas de segurança

Paula tejano disse...

Isso é só o reflexo da "grande" valorização profissional que o governador dá aos policiais. Pior greve que está acontecendo que é a greve silenciosa. Apoio os policiais. A população em grande parte é hipócrita e não merece o empenho dos policiais principalmente depois dessa greve que deu pra saber bem como é a população.

Anônimo disse...

KD Camilo Santana e esses assassinatos que está tendo no Ceará que vcs não resolvem aí vai para o estado todo por três mortes acorda pessoas cegas só assassinatos no Ceará do esse começo de ano Já passou dos mil e aí como ele não bota um decreto a respeito dessas mortes isso tudo e golpe político acabou a mamata do dinheiro público ai eles tão apelando

Anônimo disse...

Intervenção militar JÁ