19 de fevereiro de 2019

CADEIAS FECHADAS SERÃO TRANSFORMADAS EM UNIDADES DE PRISÃO HUMANIZADAS E CENTROS DE TRIAGENS


Sete prédios onde funcionavam cadeias públicas desativadas recentemente no Interior do Ceará serão transformados em Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs). Nessas unidades, o método de cumprimento das penas prioriza a humanização do interno. Outras 12 cadeias, incluindo inativas ou em funcionamento, deverão funcionar como centros de triagem.
As informações são do titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque. Segundo ele, aproximadamente 700 presos poderão ser beneficiados com a abertura das Apacs, sendo os detentos distribuídos em grupos de 100 homens a cada associação aberta.
Nestes locais, não há guardas armados e cabe aos próprios presos ou voluntários a realização das atividades de vigilância e limpeza. Até mesmo a comida é preparada pelos internos, que utilizam crachás e são chamados de "restaurandos". A rotina nas unidades inclui atividades de capacitação, trabalho e educação, de maneira disciplinada.
"A Apac inicia uma metodologia, no Ceará, de dar oportunidade a quem quer oportunidade para sair da vida do crime", afirma o secretário. "É um sistema que seleciona o preso que tem o perfil e dá essa oportunidade real. Ele é autoadministrado pela associação de proteção aos presos", completou. Albuquerque destacou ainda que o sistema é conhecido pela ausência de rebeliões, baixa reincidência e elevadas taxas de ressocialização dos egressos.
De acordo com o secretário, uma análise estrutural minuciosa está sendo realizada nos 95 prédios que foram desocupados nos últimos dias, após a constatação da falta de condições de segurança, seja para internos, agentes prisionais ou população que vive ao redor dos equipamentos. Somente após a avaliação serão definidos quais deles servirão às Apacs.
Da mesma forma, todos os presos que serão deslocados a essas unidades passarão por rigorosa seleção, que avaliará o nível de afinidade com os conceitos trabalhados nas Apacs, de responsabilidade, autovalorização, solidariedade e humanização do ambiente prisional.

Via O Povo

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom assim nao tem diaculpa pra voltar a vida do crime e tbn podem fazer algo de produtivo a ele mesmo

Anônimo disse...

Kadee?? Pq nao desativaram a cadeia de granja ??? Pq nao postaram a tentativa de fuga q teve la na cadeia??? Tao escondendo er? Essa cadeia er no meio da cidade tem q ser desativada traz perigo pra sociedade!!!

Anônimo disse...

tava muito bom pra ser verdade, como pode uma coisa dessa, so falta pagar salario pra esses malditos, isso e um absurdo, oportunidade tem que da e para pais de familia que esta desenpregado e não para esses lixos, desse jeito ai agora e que afroxou a corda mesmo

Anônimo disse...

que porra que e essa tava muito bom pra ser verdade, quanto vai ser o salario deles ???????????? muitos pais de familia desempregado e não tem oportunidade, isso ai e mais um chute na cara do povão de bem

Anônimo disse...

tem que da armas pra eles porra ja que vão deixar eles tomar de conta de tudo isso e um absurdo, tava muito bom pra ser verdade

Anônimo disse...

Deveria ser usadas de abrigo para moradores de rua,ou para abrigar os animais de ruas,os animais esses sim nunca cometeram crimes.

Anônimo disse...

FIQUEM DE OLHO NOS PIRANGUERO DO BARROCAO DE GRANJA

Anônimo disse...

traduzindo vc vai ficar preso em camocim agora

Anônimo disse...

E pior.... sob custódia deles mesmos...

Anônimo disse...

Explique, anônimo

Anônimo disse...

Essa cadeia de granja tem q ser desativada senhor secretario cadeia da pirangage