22 de agosto de 2018

MAPA CONFIRMA CEARÁ NO CENÁRIO NACIONAL DA "GUERRA" ENTRE AS FACÇÕES COMANDO VERMELHO E PCC

Uma recente pesquisa realizada por fontes de Inteligência da Segurança Pública aponta que, além do Ceará, também são palcos dessa matança por território do tráfico de drogas entre PCC e CV os seguintes estados: Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rondônia.
Nos nove estados, a ordem para matar os inimigos e expulsar de casa seus simpatizantes é cumprida fielmente pelo enorme exército de delinqüentes armados. E essa ordem vem de cima para baixo, isto é, desce da cúpula geral das facções para os presídios estaduais e chegam rapidamente às ruas, onde “soldados” executam sumariamente os inimigos e seus familiares: adultos, idosos, jovens, adolescentes e até crianças não ao poupados pelos matadores. No Ceará, das 312 mulheres assassinadas neste ano, quase 70 por cento delas foram vítimas das facções.
No ano passado, a matança sem controle no Ceará levou o estado a bater seu próprio recorde no número de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), isto é, os assassinatos – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Foram cerca de 5,3 mil

Situações nos estados

Além dos nove estados onde ocorre a “guerra” entre as facções, há aqueles em que um só grupo comanda o crime organizado. De acordo com as autoridades de Inteligência, o PCC tem supremacia em seu estado de origem, São Paulo, e também em Sergipe, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Já o Comando Vermelho (CV), domina os presídios, o tráfico de drogas e o contrabando de armas no território do estado do Mato Grosso.
Há, ainda, aqueles estados onde os conflitos são agravados pela presença de bandos locais que atuam em conluio com as grandes facções, se tornando uma espécie de bandos armados regionais fomentados por CV e PCC, além de outros que se dizem independentes, como pé o caso das milícias. São eles: Amazonas, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Matança no Ceará

No Ceará, a “guerra” PCC x CV tem ainda um terceiro protagonista, no caso a facção local originada do tráfico de drogas e dos conflitos entre gangues de bairros e torcidas organizadas. Chama-se Guardiões do Estado (GDE), que recebe logística do PCC para o enfrentamento local ao CV. Essa facção se ampliou dentro das cadeias e presídios cearenses e hoje domina grande parte dos bairros periféricos de Fortaleza e sua Região Metropolitana. Os confrontos e mortes decorrentes dessas escaramuças são diários e viraram um pesadelo para as comunidades.
A expulsão de moradores de suas casas, os assassinatos brutais com decapitações e esquartejamentos, antecedidos de seqüestros e sessões de torturas, além de chacinas e resgates de presos, se tornaram uma rotina na Grande Fortaleza desde 2016, ano em que foi rompido o tal “Pacto pela Paz” entre as facções na periferia da cidade.

Via Fernando Ribeiro

Nenhum comentário: