2 de março de 2018

AGENTE PENITENCIÁRIO É AFASTADO SOB ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO DENTRO DE PRESÍDIO



Operação Mecenas apura denúncias de corrupção dentro do sistema penitenciário.

Um agente penitenciário foi afastado do cargo por suspeita de corrupção durante a operação Mecenas, realizada nesta quinta-feira (1º) no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), antiga CPPL, em Itaitinga, na Grande Fortaleza.
Segundo o promotor do Ministério Público Nelson Gesteira, que participou da operação, o agente afastado emitia falsa certidão de trabalho para que os presos obtivessem redução da pena.
"Eles recebiam certificado de trabalho num programa de arte, na pintura de telas, que não correspondia à verdade. A operação realizada na data de hoje comprovou essa nossa suspeita", diz Gesteira.
O Ministério Público vai analisar o material para saber quantos presos foram beneficiados com o esquema criminoso e se o agente recebia algo em trocada da fraude.
A lei de remissão de pena estabelece que, para cada três dias de trabalho, o interno tem reduzido em um dia o tempo da prisão.

Drogas e celulares

A ação também prendeu um servidor que estava dentro da unidade com drogas (250g de maconha e 220g de crack). Os investigadores apuraram também o preso que receberia a droga dentro do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne. Ainda foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e medicamentos de efeito psicotrópico.

A unidade é considerada um presídio exemplar no Ceará, onde nunca houve fugas.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos por integrantes do Ministério Público do Ceará, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os mandados foram assinados pelo juiz de Itaitinga, Cristiano Silva Sibaldo de Assunção.

Fonte: G1Ce

Nenhum comentário: