21 de maio de 2016

CAMOCIM-CE: POLÍCIA MILITAR CONTROLA REBELIÃO DESENCADEADA PELOS DETENTOS DA CADEIA PÚBLICA.


Detentos cadeia pública de Camocim desencadearam uma rebelião durante a noite de sexta-feira, 20. Um grande aparato da Polícia Militar teve que ser usado para contornar a situação caótica que permaneceu durante horas na unidade prisional.

Início

Era por volta das 23h00 de sexta-feira, 20, quando alguns detentos começaram a soltar rojões de dentro pra fora das celas. Imediatamente foi enviadas para o local equipes da Força Tática, FTM  e Ronda do Quarteirão, além do reforço de quatro agentes penitenciários lotados na cadeia.
A situação só piorava e os ânimos se arriçavam, tanto por partes dos militares como por parte dos detentos. Cerca de meia noite o Tenente Coronel Artunane Aguiar compareceu ao local e passou a comandar pessoalmente a operação com o auxílio do Tenente Cleumir.
Os detentos se rebelavam cada vez mais e passaram a queimar muitos de colchões, vários armários de duas salas de aulas, roupas, papelões etc. Uma fogaréu tomou conta do corredor das celas de modo que alcançou o forro da cadeia. Imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para o local e por volta de 01h00 da manhã já de sábado chegou à cadeia e consegui debelar o incêndio.

Detento feito refém

Momentos depois a rebelião se agravou e os internos promoveram mais “quebra-quebra” dentro das celas. Todos os portões da celas foram danificados e os detentos ficaram soltos no corredor. Pra piorar a situação um detento foi feito de refém e por várias horas os internos ameaçavam degolá-lo com uma faca no pescoço.

Fugas

Em seguida foram quebrados os cadeados da grade de acesso ao pátio externo e a partir daí eles passaram a fugir por diferentes locais da unidade.
Já por volta de 02h00 da manhã, militares do Cotar e do Batalhão de Divisas chegaram à Camocim e junto com os demais policiais engajaram na operação. Parte dos policiais e os agentes permaneceram na cadeia para que mais fuga fosse evitada enquanto outras equipes saturavam pelas imediações objetivando capturar os detentos fujões.
Na fuga, vários dos detentos subiram e escalaram lojas e casas, inclusive parte deles ficaram escondidos nos telhados. Cerca de 42 detentos conseguiram fugir, se espalhando por locais diferentes. Com muito esforço e abnegação, os militares ainda conseguiram captura 30 presos, 15 deles invadiram uma residência e só se entregaram graças a negociação realizada pelo Tenente Coronel Artunane.

Negociação, Invasão e contenção

Com armamento apropriado (não letal), pm's do Cotar planejavam a invasão, contudo não houve necessidade. Já por volta das 03h00 o Tenente Coronel Artunane auxiliado pelo administrador da cadeia iniciou uma negociação com os líderes da rebelião. Somente quando estavam praticamente sem saída e após muita negociação foi que os detentos enfim libertaram o refém, entregaram as armas e resolveram permitir a entrada dos policiais. Uma revista minuciosa foi realizada nas celas já praticamente destruídas e também nos detentos, um por um.

Recontagem

Os agentes penitenciários fizeram uma recontagem e constataram que doze detentos ainda estavam foragidos, são eles: 
Rafael Milton do Nascimento; Erivando da Cunha Rocha, vulgo "Lica"; Francisco Davi do Prado; Paulo Roberto Araújo do Nascimento; Ezequiel Pereira da Silva; Francisco Wellington da Costa Júnior, vulgo "Juninho"; Felipe Rocha do Nascimento; Josemias Cruz do Nascimento Júnior; Lucas Silva Costa; Marcelino Gomes Alves; Natan Ferreira Lima; Roberto dos Santos Cavalcante.
Os detentos capturado e os que não conseguiram fugir foram postos no corredor da celas, visto que estas se encontram quase que totalmente destruídas. Segundo os pm's e agentes, o risco de fuga ainda é muito grande, pois no corredor há somente dois portões com pequenos cadeados.
Nesse momento várias equipes policiais saturam pela cidade a procura dos internos que ainda estão foragidos. 
Do blog: A cadeia pública de Camocim está superlotada com quase 180 detentos para seis celas e uma capacidade para apenas 67. Um dos motivos que os presos alegam para a rebelião foi o cancelamento das visitas devido o estado de greve dos agentes. Um número razoável de pm's estão nesse momento reforçando a segurança na cadeia.
Participaram da operação: Força Tática, FTM, Ronda do Quarteirão, destacamento de Granja, destacamento de Barrroquinha, Cotar, Batalhão de Divisas e Agentes Penitenciários.

Camocim Polícia 24h

21 comentários:

Anônimo disse...

Interessante é como esses presos sabiam da greve? E como conseguiram quebrar as celas? Toda semana num é feira revista? Parece combinado isso ...Parabéns a Polícia Militar e ao município deixe eles dormirem em cima do papelão!

Anônimo disse...

Flavio posta os apelidos deles fica mais facil de a população identificar, já q muitos são conhecidos pelo o apelido

Anônimo disse...

posta os apelidos dos fugões

anónimo disse...

Vós tem que colocar fotos dos furagidos

Anônimo disse...

Vie a fuga desses elementos foi um desespero que nunca passei na minha vida sem saber pra onde ia mais gracas a deus a policia militar conseguil capturar esses elementos parabens a toda policia militar por o esselente trabalho

anónimo disse...

Coloque fotos dois foragidos

Anônimo disse...

Aqui na humaitá deois do grijalba tem tres casas abandonada,matagal toma de conta dentro do quintal. Sei la. Varias vezes pela madrugada já vim entrar gente la. N custa nada ne virem dar uma olhada pela redondeza.

Anônimo disse...

É por causa das eleições e os candidatos presisam de mais eleitores nas ruas. Kkkkkkkkk

Anônimo disse...

O erivando deve ter ido para a casa da mãe dele,e logo depois mandado pra Jijoca (córrego da forquilha) se esconder na casa da Orcilia. Que apóia um monte de vagabundos.

Anônimo disse...

Posta nomes do que tentaram fugir. E que foram capturados.
. Estou aflita!

Anônimo disse...

Esse anonimo ai é muito burro ,como eles souberam da rebeliao lá dentro tem tv seu desenformado

Anônimo disse...

Valha e preso assiste TV? Não sabia dessa regalia aquiser em Camocim, a quem me refiro são aos detentos como eles tem acesso a Greve? E tem até TV nas celas? Desinformado até onde sei é vc !

Anônimo disse...

Caso se eu ver algum como posso denunciar sem eles saber tenho medo

Anônimo disse...

Só ligar 190 e pedir para não se identificar.

Anônimo disse...

E de 5oomil polegada o vei

Anônimo disse...

A cadeia de Camocim não era pra ser no Centro é sim afastado vc não acha?

Anônimo disse...

Verdade isso aí é um erro muito grande,cadeia bem no centro da cidade.

Anônimo disse...

A populacao nao ajuda. Muitoa estavao la chamando os policiais de um palavriado de baixo calao. Populacao la dentro so tem marginal que nao tem nada a perder. Vcs preferem ficar no lado do crime do que o lado da pm.

Anônimo disse...

Quem arquitetos tudo isso foi Josué ele foi quem mandou levar os foguete, eu vi quando ele mandou a galera dele comprar os foguete la mercearia do seu EDILSOM nos coqueiros.

Anônimo disse...

tava demorando em vouver o nome dele vc air seu anomino otario recaucado porquer vc nao coloca seu mome ou mostra sua cara air tem medo ner quem tem c..... tem medo ,,,seu levantador de falso fica ligado mais cedo ou mais tarde nos te acha

Anônimo disse...

meu cha vc nao sabi de nada o cara ta e bem tranquilo nao levanti falso nao ...vc nao sabi e de nada tiliga