10 de março de 2016

DESESPERADA, MÃE MANTÉM FILHO USUÁRIO DE DROGAS ACORRENTADO EM CASA, EM FORTALEZA

Mãe tenta internação do jovem de 16 anos para tratamento. Justiça determinou internação compulsória do adolescente.

Uma mãe de Fortaleza mantém o filho de 16 anos acorrentado em casa para evitar que ele faça uso de drogas. “Tive que acorrentá-lo para não vê-lo morto, pois muitas vezes foi espancado na rua. Ele já levou tudo o que tem dentro de casa, maltrata meu pai, que é doente e tem idade avançada. Já procurei todo o tipo de ajuda, sem sucesso. É sempre a mesma resposta: não podemos fazem nada”, desabafa a mãe, que prefere não ter a identidade revelada.
Depois de passar por todas as instituições da cidade que tratam usuários de drogas, a mãe recorreu à Defensoria Pública para tentar a internação compulsória do filho. Mas, apesar do juiz ter determinado a internação imediata do adolescente, ela relata que nada foi resolvido. “A Justiça determinou que ele fosse internado e mandou para a Secretaria de Saúde. Isso já está com dois meses e nada foi feito”, diz.
O adolescente também sofre com crises de abstinência e com  transtornos mentais agravados pelo uso constante de diversos tipos de drogas, segundo a mãe.

“Ele é muito agressivo e o principal alvo é meu pai: um senhor de idade, que tem uma perna amputada, faz hemodiálise e tem várias outras doenças. Ele agride o meu pai diariamente para tomar dinheiro dele, celular, o que ele tiver”, diz.
Apesar de todo o sofrimento, a mãe não vê alternativa a não ser manter o filho acorrentado até que a internação seja autorizada. “Só quem sabe [o que estou passando] são as mães  que passam pelo mesmo problema que estou passando. Eu peço à Secretaria de Saúde – onde está o caso dele – que me ajude a salvar o meu filho”.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que a mãe procurou o hospital em novembro de 2015. Como ele é adolescente, foi transferido para a Sociedade de Assistência de Proteção à Infância de Fortaleza.

A Secretaria disse, ainda, que a decisão judicial determinando a internação compulsória do adolescente ainda não chegou ao Hospital. Já a Defensoria pública do Estado disse que vai entrar com uma petição para que a Justiça determine urgência na internação do adolescente.

Fonte: G1Ce

2 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus tenha misericórdia dessa mãe, ja fui usuário de drogas e sei que não basta a família querer o depende tem que ter muita força de vontade!

Anônimo disse...

Quero ver até quando vamos ver e ouvir determinadas tragedias entre as familias, tudo fruto das drogas, a policia vai lã e prende a pessoa quando está fazendo arruaças, depois ela solta e pessoa continua doente e praticando tudo de novo até pior, não basta dizer ter lei, mas tem que ter recursos, para a policia, lugar para tratar essas pessoas que estão doentes, e guerra contra o trafico, isso vai melhorar bastante