9 de outubro de 2015

REFLEXÃO! QUEM PROTEGE AQUELES QUE NOS PROTEGE?

Para que serve a polícia? Poderia responder esta pergunta usando os conceitos de Egon Bittner, Jacqueline Muniz, Jorge da Silva, David Bayley, Robert Reiner, Dominique Monjardet, dentre outros, entretanto responderei da forma mais simples, a polícia serve para proteger os cidadãos. E ela protege? Sim. De forma eficaz? Sim. 
A polícia é imprescindível para a vida em sociedade, entretanto ela é formada por seres humanos que tem sentimentos, acertos e erros, porém a peculiaridades da função policial faz com que os acertos dos policiais, para a sociedade, não passem de obrigações, pois eles recebem para isso, e os seus erros sejam suscetíveis a receberem as piores penas, a execração pública. Quem ganha com isso?
A questão da condição do policial, o preparo dado aos policiais por ocasião da sua formação é muito aquém do desejado em todos os estados brasileiros.
Por que ninguém protege as pessoas que nos protegem? Todos querem a máxima perfeição dos policiais, mas não lhe dão a mínima condição de trabalho. Os policiais são tratados como máquinas, mas deles são cobrados sentimentos e sensibilidades. Sem contar os quais, diariamente, presenciam a morte do colega no cumprimento do dever e, logo após, têm que continuar o patrulhamento para justificar os discursos políticos que afirmam que as ruas estão policiadas. Triste ironia!

Veja a afirmação August Vollmer sobre a expectativa que o cidadão nutre em relação ao policial:
“O cidadão espera do policial que ele tenha sabedoria de Salomão, a coragem de Davi, a força de Sansão, a paciência de Jó e a autoridade de Moises, a bondade de um bom samaritano, o saber estratégico de Alexandre, a fé de Daniel, a diplomacia de Licon e a tolerância do carpinteiro de Nazaré e, enfim, um conhecimento profundo das ciências naturais, biológicas e sociais. Se ele tivesse tudo isso pode ser que seja um bom policial”.
O cidadão até pode esperar isso, mas nunca pode esquecer que o policial é um ser humano, e como ser humano tem limitações e defeitos, por isso devem ser julgados individualmente e não coletivamente. A polícia, para o bem da sociedade, não pode viver constantemente sobre execração pública. Quem ganha com o desgaste da polícia? Os bons profissionais (grande maioria) não podem sofrer as conseqüências dos maus profissionais (pequena minoria)! 

Por fim, existem instituições que protegem as onças pintadas, os micos leões dourados, os tucanos e outros animais, todas estas instituições são importantíssimas, entretanto no meio desta “selva de pedras” quem protege os seres humanos? Quem protege quem nos protege? Ou seja, e quem protege os policiais?

Camocim Polícia 24h
Reflexão enviada por um leitor

5 comentários:

Anônimo disse...

SÓ PRECISAMOS DA PROTEÇÃO DE DEUS E PRONTO... ISSO É O SUFICIENTE.

Anônimo disse...

Concordo, Deus é tudo e está conosco.

Diego disse...

Os policiais nos protege e Deus, o todo poderoso protege vocês.

Anônimo disse...

O Estado é que deveria proteger os policiais, mas como isso não acontece, só Deus mesmo para protegê-los...

Anônimo disse...

Curioso, ainda a pouco eu falava com meu filho que quando eu era jovem sonhava em ser policial, pq pra me policiais eram heróis. O tempo passou e infelizmente ainda não consegui realizar esse sonho e a imagem de heróis fugiram de minha mente com alguns acontecimentos, mais na última greve da polícia aqui mesmo em Camocim. Eu voltei a me convencer que Policiais são sim heróis, e agora eu não penso isso por mera fantasia de adolescente e sim por fatos concretos, ainda lembro do pânico que todos estavam, o sentimento de pavor, sem ter a quem pedir ajuda se algo acontecesse e assim adormeci com o sentimento de medo, mais acordei com a melhor música que eu podia ouvir, a sirene da policia. Enfim... super-heróis existem, e sem dúvida alguma DEUS os protege.