14 de novembro de 2014

POR QUE DETESTAMOS A POLÍCIA? DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ CIDADÃO?

As manchetes dos jornais aqui do Brasil dizem que em cinco anos a polícia do Brasil mata mais que a polícia dos Estados Unidos em 30 anos. Eu não sei porque nós detestamos a polícia. Devemos amar os bandidos. Deve ser isso. Amamos os bandidos e detestamos a polícia porque a polícia representa a Lei. A polícia não vai permitir que a gente cheire cocaína, por exemplo, ou saia fumando maconha por aí, vendendo maconha. A polícia não deixa. Aí a gente diz, olha a polícia mata seis por dia! E quantos policiais são mortos por dia no Brasil? 1,3 por dia, 490 policiais foram mortos por bandidos no ano passado. Sabem quantos policiais são mortos nos estados Unidos? 70, por ano. Ou seja aqui matamos sete vezes mais policiais, é o país do mundo onde mais policiais são mortos no cumprimento do dever, defendendo os outros, defendendo a Lei.

Outra comparação: sabem quantos homicídios têm os Estados Unidos por ano? 12.996 no último ano. No Brasil: 56 mil. E os Estados Unidos têm uma população bem maior que brasileira, são 300 milhões contra 200 milhões, dá quatro homicídios por 100 mil habitantes lá e aqui são 26 homicídios por 100 mil habitantes. Então essa comparação é fajuta. É só pra gente criticar a polícia porque nós detestamos a polícia aqui no Brasil. Não na hora que somos assaltados, porque aí nós queremos que apareça a polícia.
Outra diferença é que nos Estados Unidos, os policiais heróis são tratados como heróis, aqui policial herói é esquecido. O bandido é que é glorificado aqui, fira famoso porque é notícia.  Bom, vamos mudar de assunto porque esse assunto, de certa forma, é irritante para quem acha que devemos ser um país civilizado.
Alexandre Garcia é jornalista e comentarista de rádio e televisão.
Matéria enviada por um leitor que exerce a cidadania

4 comentários:

Weslley disse...

Não dá para comparar esta população mau educada, hipócrita, que venera tudo que não presta, com a população dos países de primeiro mundo, Alexandre Garcia disse uma grande verdade.

Anônimo disse...

"A polícia não vai permitir que a gente cheire cocaína, por exemplo, ou saia fumando maconha por aí, vendendo maconha. A polícia não deixa"

Isso mesmo, por isso q os vagabundos, ricos ou pobres odeiam

Marcos silva disse...

Eu sou do tempo em Q andar fora de hora era pra pedir ser abordado por policiais, tanto fazia ser de maior ou de menor. Em muito casos o de menor era tratado como um de maio, eram levados pra casa dentro de viaturas e os pais chamados a atenção. Hoje o policial não pode nem encostar nesse marginais Q logo eles dizem sou de menor, em noites escuras todo Gato é preto, tem é Q sentar a mão no pé do ouvido, mas os celulares com câmeras não deixam, força bravos guerreiros.

Anônimo disse...

acho ode menor deveria pagar pelos seus atos alei da um pouco de forca paraeles pora eles aprontarem ainda mais