26 de setembro de 2014

EM CHAVAL-CE: OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE CARGA CONTRABANDEADA AVALIADA EM 2,5 MILHÕES DE REAIS.

Foto: O Povo
Um caminhão foi encontrado com cerca de 2,5 milhões de reais em mercadorias falsificadas, em um porto na cidade de Chaval. O proprietário do veículo havia procurado à Polícia para fazer um boletim de ocorrência de roubo do caminhão.

A Polícia Civil apreendeu, na noite de terça, 23, em um porto clandestino na cidade de Chaval, a 425 quilômetros de Fortaleza, um caminhão com cerca de 2,5 milhões de reais em mercadorias falsificadas. Eram centenas de camisetas e de pares de tênis que, segundo o delegado Jaime de Paula Pessoa, titular da Delegacia de Defraudações, seriam enviadas para São Paulo, para serem comercializadas. O motorista e dono do caminhão, um homem de 36 anos, procurou à Polícia instantes após a apreensão, para registrar boletim de ocorrência de roubo do veículo. Ele prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida. 

Foto: DN

A operação da Polícia aconteceu com base em informações e investigações sobre produtos piratas, iniciadas há cerca de 30 dias. “Vamos investigar essa informação. Ele, que é de Santa Catarina, disse que veio buscar uma carga de sal”, contou o delegado. O caminhão Scania foi trazido pela Polícia até a ponte sobre o rio Ceará, que liga as cidades de Fortaleza e Caucaia, na Barra do Ceará. O veículo tem duas carrocerias acopladas e estava lotado com os produtos falsificados, de marcas famosas, como camisas Lacoste e tênis Mizzuno. O veículo e as mercadorias foram levados até o depósito da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Caucaia. 

Foto: G1CE
A Polícia trabalha com a hipótese de a mercadoria ter sido trazida do Suriname, no Norte da América do Sul. “Vamos investigar esse porto clandestino para saber se ele está sendo usado como porta de entrada para outros materiais ilícitos, como drogas”, informa Jaime de Paula.
O delegado anunciou ainda que deve haver uma investigação para verificar se a mercadoria foi contrabandeada e passou por descaminho (importação ou exportação de mercadoria permitida em lei, porém com fraude no pagamento de impostos e taxas).

Quadro retirado do DN
O Camocim Polícia 24h já publicou outras duas vezes operações realizadas por policiais militares da 3ªCIA/BPM, sob o comando do Major Assis Azevedo, que culminou na apreensão de vasto material avaliado em cerca de 6 milhões de reais, comprovando que o litoral da cidade de Chaval-Ce é realmente usado como porto clandestino pelos contrabandistas.

O litoral dessa região (Barroquinha e Chaval), devido seus rios escondidos e quase virgens, é bastante usada por contrabandistas dos mais diversos produtos. No dia 31 de janeiro de 2013, em um braço de rio denominado de Camboa da Chapada, na localidade de Chapada/Barroquinha, policiais militares e Camocim prenderam três homens em flagrante e apreenderam dois caminhões abarrotados de produtos contrabandeados (cigarros, roupas, óculos, etc.) avaliados em mais de R$ 1.000.000,00. (Reveja a matéria AQUI). Já na madrugada do dia 21 de setembro de 2014, policiais militares da companhia de Camocim em conjunto com a Polícia Federal prenderam quatro pessoas e apreenderam três carretas abarrotadas de produtos contranbandeados avaliados em torno de R$ 5.000.000,00. As carretas teriam sido carregadas durante a madrugada em um braço de rio do município de Chaval. Relembre a matéria AQUI.
  • Veja fotos da operação  realizada  no município de Barroquinha no dia 31 de janeiro de 2013 por policiais militares da 3ªCIA/3ºBPM.








  • Reveja fotos da operação  realizada por policiais militares da 3ªCIA/3ºBPM e pela Polícia Federal no município de Granja no dia 21 de fevereiro de 2014 que culminou com a prisão de quatro pessoas e a apreensão de três carretas que vinha de Chaval.






O Povo com Camocim Polícia 24h

2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO EXCELENTE TRABALHO DA POLICIA FEDERAL, CIVIL E MILITAR EM NOSSA REGIÃO. ESSE CONTRABANDO OU COMO QUEIRA DESCAMINHO DE MERCADORIAS JÁ VEM ACONTECENDO HÁ ANOS NESTA CIDADE. INCLUSIVE AS INFORMAÇÕES QUE SE TEM É QUE ALGUNS COMERCIANTE E MORADORES PRÓXIMOS A ESTE PORTO CLANDESTINO, RECEBEM PROPINA PARA FICAREM CALADOS, ROTA CONSTANTE DE MERCADORIAS
. PRECISA SER INVESTIGADO COM MAIS AFINCO.

Anônimo disse...

Toda semana tem carregamento, 2x por semana melhor dizendo.
O ministerio publico só não sabe quem ta fazendo isso em chaval se não quiser
e so perguntar qualquer pessoa lá que ela lhe responderá kkkkkkk
um dia casa cai...