31 de janeiro de 2014

CEARÁ GANHARÁ 80 MILHÕES EM RECURSOS PARA A COPA DO MUNDO

Verba é do Governo Federal e vai custear desde o deslocamento e a logística de tropas ao aparato tecnológico.
Cerca de R$ 80 milhões será o custo do aparato de segurança que começa a ser montado em Fortaleza para a segurança pública no decorrer da Copa do Mundo. Como cidade-sede do Mundial de Futebol, que começa em junho próximo, a Capital cearense estará dotada não apenas de forte aparato policial e militar, mas de recursos tecnológicos de última geração para o controle e acompanhamento de eventuais conflitos, como as manifestações de rua registradas na Copa das Confederações, em 2013.
A informação quanto ao custo da operação foi revelada, ontem, pelo titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sege), do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passo Rodrigues. Segundo ele, o orçamento geral do Governo Federal com a segurança da Copa do Mundo gira em torno de R$ 1,17 bilhão e o custo médio por Capital (cidades-sedes) ficará entre 70 e 80 milhões. Fortaleza, como uma das mais concorridas por turistas nacionais e estrangeiros, estará no patamar das que mais recursos serão utilizados.

Comitiva
Na tarde de ontem, a cidade recebeu uma comitiva formada pelos principais gestores da verdadeira ´operação de guerra´ que será montada para dar o suporte de segurança às delegações e os milhares de torcedores brasileiros e estrangeiros que aqui se concentrarão durante a Copa.

Um comboio de viaturas, escoltado por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins, por volta de 16 horas, e seguiu até a sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo.

Além do titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Passos Rodrigues; integrava o grupo o general de Exército José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, instalado exclusivamente para comandar a ´Operação Copa do Mundo 2014´.


Ele e seus assessores foram recebidos pelo comandante da 10ª Região Militar, general Araújo Lima; pelo superintendente regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Renato Casarini Musy; e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho de Paiva.
O titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, falou da dimensão e custos do evento/ General José Carlos de Nardi, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas veio a Fortaleza, ontem, para uma reunião de ´alinhamento´ da operação Copa 2014
Alinhamento
Depois de uma rápida pausa para entrevistas com a Imprensa local, as autoridades se reuniram a portas fechadas na SSPDS para o planejamento e ´alinhamento´ das ações de inteligência e de segurança em geral que serão desenvolvidas em Fortaleza no Mundial. Antes, Servilho de Paiva apresentou aos jornalistas o prédio que vai abrigar um dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) da operação nesta Capital. A base está localizada na própria SSPDS, com destaque para a Sala de Gerenciamento de Crises, onde estarão reunidos todos os representantes das forças que atuarão na segurança do evento.

A sala é dotada de um grande painel onde serão compartilhadas simultaneamente na tela as imagens captadas por centenas de câmeras espalhadas pela cidade, incluindo 28 de duas plataformas móveis (carretas) onde funcionarão os Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) e Local (CICCL), das câmeras da própria SSPDS instaladas em 86 pontos fixos da Capital, e até as embarcadas nas viaturas do Ronda do Quarteirão. No total, mais de 300 câmeras em funcionamento integrado. Além delas, equipamentos semelhantes instalados nos helicópteros da Ciopaer. As que estão acopladas nas aeronaves são de última geração, permitindo imagens ´on line´ de extrema nitidez e com alcance de foco de até três quilômetros.

Ontem, quando da chegada das autoridades vindas de Brasília, foi possível testar a eficiência do equipamento em um dos helicópteros ´Fênix´ da Ciopaer que escoltou o comboio entre o aeroporto e a sede da SSPDS.

Decisões
Segundo o general de Nardi, um "triunvirato" vai ser o responsável por todas as decisões a serem tomadas no caso de eventuais conflitos durante a Copa. O trio será formado pelo secretário da Segurança Pública, pelo comandante da 10ª Região Militar e pelo superintendente da PF. Aos três caberá adotar as medidas necessárias para que a segurança da Capital não sofra nenhum tipo de abalo que venha a prejudicar a realização das partidas na Arena Castelão e eventos correlatos, como as Fan Fest.

Segundo o secretário Servilho de Paiva, o aparato tecnológico instalado na sede da SSPDS e nos demais CICCs, "vai permitir a obtenção de informações qualificadas para a tomada de decisões mais adequadas em caso de eventuais conflitos", advertiu.

FERNANDO RIBEIRO
Editor de Polícia 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu pensei que fosse pra segurança , educação e saúde ... o Brasil veii sem noção ... opa quis dizer Dilma sem noção !!

Anônimo disse...

A população cearense sabe, que se o acordo do movimento paredista tivesse sido totalmente cumprido, por parte do governo estadual; o governo federal não precisaria montar esse aparato tecnológico todo, para garantir a segurança de tudo e de todos, durante a "COPA 2014" aqui no Ceará, pois como disse o governador CID GOMES, uma vez em um de seus discursos MENTIROSOS: "No final do meu governo, o profissional em segurança pública, seja ele policial civil ou militar, será valorizado e sentirá orgulho de sua profissão"...............infelizmente, a realidade de hoje é outra; é isso ai gente, abram suas mentes e os olhos e procurem se interessar e se informar das coisas que estão acontecendo no nosso estado.......ok?