18 de dezembro de 2013

SISTEMA PENAL PRESÍDIOS GANHAM SCANNERS E RAIOS-X

Novos equipamentos de segurança foram entregues, ontem, pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) aos diretores da unidades prisionais da Região metropolitana de Fortaleza. A solenidade foi realizada no Instituto Penal feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz. Também, foram apresentados os 31 novos membros do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e 15 do Ronda de Operações Padrões (ROP).
Dos novos equipamentos constam 800 pares de algemas, 1.250 tonfas (uma espécie de cassetete), 18 raquetes (detectores portáteis de metal), sete scanners de corpo e seis máquinas de raio-x.
A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, destacou que os scanners de corpo humanizarão mais as revistas femininas durante as visitas. "Antes da ajuda da tecnologia, a revista íntima era bastante constrangedora", afirmou. Ela acrescentou que os equipamentos de raio-x também ajudarão a combater a entrada de produtos ilícitos nas unidades prisionais.

Mais presos

A secretária Mariana Lobo lembrou ainda que a população carcerária no Estado teve um acréscimo de 9,2 por cento, em comparação ao ano passado. Foi maior da história.

Fonte: DN

Nenhum comentário: