10 de novembro de 2013

VIOLÊNCIA DOMINA "TERRITÓRIO DA PAZ" EM FORTALEZA.

Desde a implantação, em 1º de dezembro de 2009, o projeto de segurança, já registrou 654 casos de homicídio.

Cento e oitenta e quatro. Este é o número de pessoas assassinadas, somente neste ano, em cinco bairros da periferia Sul de Fortaleza. Em especial, nenhum dado, diante da crescente violência armada em Fortaleza, não fosse por um motivo; as cinco comunidades formam o cinturão de segurança denominado de ´Território da Paz´.
Os números apresentados no começo desta reportagem não são oficiais, isto é não foram divulgados pelo Governo do Estado, mas foram levantados pela editoria de Polícia do Diário do Nordeste, nas últimas semanas, a partir dos casos de homicídio nos registros das coordenadorias de Medicina Legal (Comel) e Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Crimes

Entre os dias 1º de janeiro e 6 de novembro (última quarta-feira), foram 184 assassinatos nas ruas do Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho e do Siqueira.

O Bom Jardim aparece como o mais violento entre os cinco bairros do ´Território da Paz´. Neste ano, 57 pessoas foram assassinadas ali. Em seguida, vem a Granja Lisboa com 40 registros; em terceiro o Siqueira, com 34 assassinatos. Depois, aparecem a Granja Portugal, com 31 casos; e, por fim, o Canindezinho, com 22 casos.

Somente no mês passado, 18 pessoas foram assassinadas no ´Território", sendo sete no Bom Jardim, quatro no Canindezinho, três no Siqueira, duas na Granja Lisboa e outras duas na Granja Portugal. Entre os mortos, estão jovens com histórico criminal.

A maioria dos crimes de morte no Grande Bom Jardim vinha sendo arrastada para a vala dos casos considerados ´insolúveis´, isto é, os autores permaneciam impunes por não terem sido identificados nas investigações policiais e, portanto, não foram indiciados em inquéritos enviados à Justiça.

No entanto, esta realidade começou a mudar desde o ano passado, quando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) priorizou a área como uma das que deveriam ser alvo de constantes operações preventivas. Além disso, o efetivo do 32º DP (Bom Jardim), foi aumentado. Com a chegada de novos inspetores e novos escrivães, os inquéritos sobre os assassinatos passaram a ter resolução, com o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

Contudo, mesmo diante da melhoria na estrutura da Polícia Civil (delegacia) e o incremento das operações de rua (feitas pela PM), os assassinatos ainda pairam como um fantasma que insiste em abalar a tranquilidade do Grande Bom Jardim, na zona Sul da cidade.

Números

Conforme levantamentos feitos pelo jornal, desde a sua implantação, em dezembro de 2009, o programa ´Território da Paz´ contabilizou até hoje o registro de 703 homicídios naquela parte da Capital cearense. 
O programa ´Território da Paz´, instalado no Grande Bom Jardim, é uma parceira dos governos federal, estadual e municipal. Ele teve início exatamente no dia 1º de dezembro de 2009, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci.

No seu primeiro ano de criação, recebeu investimento do Governo Federal da ordem de R$ 5,7 milhões para a implantação de diversas atividades na área, entre elas, projetos educacionais, profissionais e de segurança, como a aquisição de viaturas e instalação de bases policiais, além da ampliação do número de Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), que passaram de oito para 30.

Ainda assim, os números levantados pelo jornal indicam que a violência ainda faz parte do cotidiano dos moradores daquele setor da cidade. São muitas as comunidades que integram a região e onde a insegurança prevalece. Nos cinco bairros estão fixadas as seguintes comunidades, na Granja Lisboa, a favela da Carioca, Dom Lustosa, Conjunto Palmares, Malveira, Campo do Águia, Cearazinho, Umuarama (Canal), Nossa Senhora de Fátima, Alto da paz, Parque Santa Cecília e Conjunto Nova Residência.

No Bom Jardim, estão o Parque Santa Cecília, Urucutuba, Pantanal, Parque São Vicente e Parque Santo Amaro. 
Na Granja Portugal, o Parque Santo Antônio, Comunidade Novo Mundo, Mela-Mela, Belém, Parque Santa Clara, Cacimbinhas e Favela Menino Deus.

No Canindezinho estão localizados o Siqueira II, Planalto Vitória, Jardim Fluminense, Comunidade Vertical, Parque Santo Antônio e Parque Jerusalém.

Outras

No bairro Siqueira estão concentradas 15 comunidades. São elas, Conjunto Irmã Dulce, Alto da Pimenta, Jardim Jatobá, Paraíso Verde, Parque São João, Sete de Setembro, Açude da Viúva, Conjunto Tatumundé, Marrocos, Parque Santo Amaro, Parque São Vicente, Comunidade Nova Canudos, Parque Santo Antônio e Parque Jerusalém.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN 

Nenhum comentário: