10 de novembro de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA: PM REALIZA OCUPAÇÃO TÁTICA DOS BAIRROS DE FORTALEZA

A Polícia Militar do Estado do Ceará iniciou os trabalhos de ocupação tática, no fim de semana passado, com os 1.057 policiais recém-formados pela equipe da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
Os novos profissionais estão realizando, há uma semana, o policiamento ostensivo a pé nos principais cruzamentos e praças da Capital. Nos primeiros dias, a presença de policiais militares sem equipamentos de segurança chamou a atenção da população, mas a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou a compra de cinco mil coletes à prova de balas e 740 algemas.

A Reportagem do Diário do Nordeste percorreu alguns dos pontos indicados e constatou, com alguns trabalhadores e comerciantes, que a presença da Polícia Militar tem coibido ações criminosas. De acordo com informações do relações públicas da PM, tenente-coronel PM Fernando Albano, os policiais vão permanecer nos pontos por tempo indeterminado.

A ocupação tática tem o objetivo de reduzir os crimes em locais considerados críticos conforme as estatísticas da Segurança Pública do Estado. Porém, o policiamento é dinâmico. "Se os crimes migrarem, as ações de policiamento também migrarão. A estatística criminal apontam onde existe a necessidade do policiamento", ressalta o tenente-coronel Albano. O policiamento também é realizado em obras de desvios e de mobilidade, realizadas para a Copa 2014.

Indagado sobre os resultados do novo policiamento, o relações públicas da PM disse que a maior "resposta" está na percepção do cidadão fortalezense, quanto à presença da PM, de forma ostensiva, e a elevação da sensação de segurança na Capital. Mas até o fim do mês novembro, a SSPDS deve realizar uma avaliação operacional e divulgar as novas estatísticas.

A presença do policiamento a pé é notada e comentada pela população. O estudante de Educação Física, Bento Stefan,21, foi uma das pessoas que perceberam a presença dos policias a pé nas ruas e afirmou que sempre acreditou nesse tipo de policiamento. Na Praia do Futuro, os jovens que trabalham nos estacionamentos e nas ruas, cuidados dos veículos, comentaram sobre a diminuição nos casos de furtos na área. Os trabalhadores acreditam que o trabalho a pé inibe a prática de crimes.


No Centro, os policiais estão na Praça José De Alencar, Praça da Lagoinha, Praça do Ferreira, além de cruzamentos, paradas de ônibus e locais que, antes, eram pontos de uso de drogas.

Fonte: DN

Nenhum comentário: