13 de setembro de 2013

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PODE IMPLANTAR 'PACTO PELA VIDA' NO CEARÁ.

O novo secretário quer aliar o trabalho de investigação da Divisão de Homicídios com as informações da Denarc
"Reconheço a imensa responsabilidade que estou assumindo, e o meu compromisso é o de me dedicar o máximo possível para promover as mudanças necessárias. Haverá muito trabalho, em equipe".
Com esta declaração o delegado federal Servilho Silva Paiva tomou posse, ontem à tarde, no cargo de secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em substituição ao coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues.

Servilho deverá repetir a experiência que teve no comando da Segurança Pública de Pernambuco, onde o Estado se juntou à sociedade, à Justiça e a diversos outros segmentos em um ´Pacto Pela Vida´ e reduziu os alto índices de violência que atingiu aquele Estado em 2010.

"Tivemos que alterar 60 normas", disse o novo secretário, se referindo às mudanças orgânicas que fez nas instituições policiais pernambucanas.

Já o governador do Estado, Cid Gomes, disse, ontem, durante uma inauguração no Interior do Estado que irá "cobrar resultados" do novo secretário.

Servilho tem 33 anos de atividade policial e, como delegado da Polícia Federal, esteve à frente de várias delegacias e operações de enfrentamento ao crime organizado nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Em seu discurso de posse, na Academia Estadual da Segurança Pública, ele revelou nas entrelinhas que deseja o engajamento de toda a sociedade cearense na luta contra o crime, inclusive da Imprensa e do empresariado. Citou, como exemplo, o caso do Rio de Janeiro, onde a classe empresarial bancou financeiramente a instalação de algumas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Balanço e candidatura


Já o coronel Bezerra se despediu do cargo confirmando que recebeu do governador Cid Gomes a "missão" de se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições. Em seguida, fez um breve balanço de sua gestão, reconhecendo que, o tráfico de drogas "é o monstro propagador da criminalidade no País".

Relatou que, à frente da instituição "alavancou" a Polícia Civil, a PM e a Perícia Forense, com a contratação de centenas de novos profissionais, a inauguração de 33 delegacias e a criação do Comando Tático Rural, o Cotar.

Ainda conforme Bezerra, na sua gestão, 15 mil armas de fogo foram apreendidas no Ceará, seis toneladas de drogas confiscadas, 6.500 traficantes presos e o atendimento pela Ciops de, aproximadamente, três milhões de ocorrências policiais.

Bezerra ressaltou o emprenho e a dedicação de todos os gestores dos órgãos vinculados à SSPDS e fez questão de agradecer, nominalmente, aos delegados Romério Almeida, Andrade Júnior e Pedro Viana e aos majores Alexandre Ávila (BPChoque), Henrique Bezerra (Coin) e Márcio Oliveira (BPRaio).

FERNANDO RIBEIRO\EDITOR DE POLÍCIA 
FONTE: DN/FOTO: KIKO SILVA

Nenhum comentário: