8 de setembro de 2013

ÍNDICES DE APREENSÕES DE ARMAS CRESCEM NO ESTADO

O número de apreensões de armas de fogo no Ceará só cresce. Conforme dados obtidos com exclusividade pelo Diário do Nordeste junto à Secretaria da Segurança Pública e defesa Social (SSPDS), somente de janeiro a julho deste ano, nada menos, que 3.966 armas foram tiradas de circulação em operações realizadas pelas polícias Civil e Militar.


Em todo o ano passado, foram cerca de 6 mil armas confiscadas pela Polícia nas mãos de criminosos ou de cidadãos que não tinham a devida autorização legal para portá-las. A maioria, porém, foi localizada em poder de delinquentes envolvidos em assaltos (roubos), ou crimes de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal ou ameaça. Muitas outras armas também foram encontradas em poder de traficantes de drogas e seus capangas.



Recorde


Conforme projeção das autoridades, até dezembro, quando fechar o ano de 2013, o número de apreensão de armamento deve bater novo recorde no Estado. Para isso, a Polícia Militar, por exemplo, está reforçando as operações na Capital, Região Metropolitana e no Interior.


São ações determinadas pelo Comando-Geral que mobiliza efetivos dos destacamentos, companhias e batalhões subordinados aos comandos de Policiamento da Capital (CPC), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI Sul e CPI Norte).


Grande parte das armas apreendidas são de origem desconhecida, pois os criminosos tratam de apagar sua numeração depois de roubá-las ou contrabandeá-las. Revólveres e pistolas são as mais comuns encontradas pelas autoridades.


Desde o começo deste ano, mais de mil armas foram encontradas com bandidos ligados a traficantes de drogas, responsáveis pela maioria dos crimes de homicídios no Estado.


Os motivos das execuções sumárias são os ´acertos de contas´, vingança, queima-de-arquivo, ou, ainda, assassinatos motivados por dívidas de drogas.


Segundo ainda dados da SSPDS, em 2012, 3.135 pessoas foram presas no Ceará por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Neste ano, até julho, já são 2.351 prisões.


Crimes


Outras 3.876 pessoas foram capturadas pela Polícia, em 2013, acusadas da prática de roubo. Entre os detidos estão também adolescentes apreendidos pelo mesmo motivo.


O crime de latrocínio é outra modalidade delituosa que preocupa as autoridades. No ano passado, 143 prisões foram feitas de pessoas envolvidas neste tipo de ação. De janeiro a julho de 2013, foram registradas 93 detenções em todo o Estado do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

Se a DDF for no Parazinho distrito de Granja vai fazer a festa, lá 90% dos ricos sao extelionatários.
pena que nunca foram lá.