25 de agosto de 2013

FASE FINAL DA FORMAÇÃO: ACADEMIA TREINA OS NOVOS PMS

Os candidatos ao cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará estão sendo submetidos à terceira, e última, fase do concurso público. As provas práticas envolvem diferentes aptidões, que devem ser testadas, diante do que o futuro PM irá encontrar nas ruas, quando estiver de fato desempenhando suas funções.
Ao todo, 1.141 candidatos estão fazendo o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Policiais Militares, realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Destes, 59 são mulheres.

O curso tem duração de mais de mil horas. Atualmente, as turmas estão tendo aulas da disciplina de Tiro Policial Defensivo, que acontecem no Clube de Tiro Gun House, no bairro Ancuri.

As aulas acontecem na pista de aplicação de tiro dinâmica e são ministradas por oficiais da PM e delegados da Polícia Civil.

Situações

Segundo o diretor da Aesp, coronel PM John Roosevelt Alencar, "o intuito da instrução neste sentido é levá-los a aplicar técnicas assimiladas em situações dinâmicas, bem como fazer com que observem as normas de segurança de manuseio da arma em situações diversas; utilização adequada à situação; distinguir agressores e transeuntes; saber controlar a munição efetuando troca de carregador no momento oportuno, sem perder o controle do ambiente; efetuar disparos rápidos e precisos e manter o equilíbrio emocional na presença de fatores perturbadores, como o estresse".


O Curso de Formação é dotado de uma grade curricular de mais de mil horas-aulas, com supervisão intensa dos professores da Academia Estadual de Segurança. Fotos: Bruno gomes


Alencar, lembrou que os conhecimentos repassados aos candidatos devem ser integrados e englobar questões sociais e humanísticas. "Nossa preocupação é também que os candidatos que estejam aptos cheguem às ruas empenhados na resolução dos conflitos de forma humanizada. A utilização da arma de fogo deve ser efetivada apenas em último caso, ou seja, se for necessário para salvar vidas", afirmou.

As disciplinas voltadas para questões ligadas ao estudo do Direito, dignidade da pessoa, cidadania, ética, moral, diversidade sexual, compromisso institucional, transparência, responsabilidade social, integração, senso de equipe, pesquisa e inovação, sinais de respeito, valorização profissional, já foram concluídas. Segundo o coronel Alencar, ao fim desta etapa, os candidatos que tiverem sido aprovados em todas as disciplinas serão nomeados e integrarão a PM.

Defesa

A disciplina de Tiro Policial Defensivo foi instituída também para os profissionais que irão compor o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce). 


Fonte: DN

Um comentário:

josé fr4ancisco de albuquerque disse...

Foi um avanço a criação da AESP/CE, porém será muito importante para os proficionais de segurança pública (policia civil, Pm, Bm, Perfoce e Agentes prisionais do Estado )as estruções periodicas pelo pelo menos a cada quatro meses tres semanas de reciclagem ... Outro ponto é possibilidade de termos à disposição dos proficionais uma doutrina proficional ...