3 de julho de 2013

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DIZ QUE COPA FOI “TREINO DURO”

Ao avaliar a ´Operação Copa´, o secretário disse que a Segurança Pública venceu o ´treino´ e o evento obteve êxito.

"Se a Copa das Confederações foi um treino para a Copa do Mundo, podemos afirmar que, para nós da Segurança, foi um treino duro, muito duro, mas que vencemos. Tivemos a capacidade de dar a resposta necessária para a situação que se apresentou. Tivemos estádios cheios e uma grande ocupação de turistas na cidade. Demos a resposta e a Copa foi um êxito".


A declaração foi feita, ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, durante reunião ordinária do órgão com todos os gestores dos órgãos vinculados à Pasta, incluindo as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense (Pefoce) e Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp). O encontro, na manhã de ontem, foi acompanhado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste.

Segundo Bezerra, para que a Segurança Pública fosse mantida e as manifestações não chegassem à Arena Castelão, como as lideranças das manifestações e os baderneiros pretendiam e não tiveram êxito, as forças policiais cearenses trabalharam de forma integrada e coordenada, contando com o apoio e a participação direta de outros organismos chamados de ´forças amigas´, como a Polícia Rodoviária Federal (PRE), a Força Nacional de Segurança (FNS) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

As tropas antimotim dessas corporações atuaram lado a lado com os efetivos locais dos batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), de Eventos (BPE), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), além do Regimento de Cavalaria.

Efetivos

"A nossa seleção de parceiros, de bons e dedicados profissionais, foi exitosa. Agora, é hora de avaliarmos nossos erros e corrigí-los, e também de potencializarmos nossos acertos para a Copa do Mundo em 2014". Bezerra ressaltou que, quando a Copa do Mundo do próximo ano chegar, as forças que atuaram no mês passado estarão acrescidas de mais policiais, entre elas, a do BPRaio, que hoje possui 32 equipes e, até o próximo ano, passará a contar com 80 patrulhas em operações diárias.

Já o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) também terá o seu contingente aumentado, muito embora Bezerra não tenha revelado o quantitativo.

O secretário afirmou que a SSPDS teve também o apoio integral de outras instituições, como o Exército Brasileiro (EB), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Secretaria Extraordinária dos Grandes Eventos (órgão do Ministério da Justiça), o Gabinete Interinstitucional da Presidência da República, além de organismos locais, como a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria Especial da Copa.

"Quando foi necessário, recebemos integralmente o apoio de todas estas instituições, sem nenhuma restrição".

Em um dos trechos do seu pronunciamento aos gestores, Bezerra citou o fato de, em meio aos confrontos com manifestantes no entorno da Arena Castelão, quando a tropa ficou praticamente sem munição não-letal, imediatamente foi mantido contato com Brasília e a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos disponibilizou o material necessário para a Polícia Militar agir, e este foi trazido em um jato providenciado, de forma rápida, pela Casa Civil.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, ressaltou a necessidade de aumento do efetivo e explicou que a instituição que dirige atuou firme contra a baderna. "As pessoas detidas nos confrontos foram conduzidas ao 16º DP, onde os procedimentos legais cabíveis foram realizados".

Agradecimento

Bezerra fez questão de agradecer nominalmente a cada um dos comandantes, delegados e peritos que atuaram na ´Operação Copa´. Citou o caso do comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel PM João Batista dos Santos, que esteve à frente da barreira policial durante o confronto com os manifestantes na Avenida Alberto Craveiro. Na ocasião, o coronel Batista chegou a ser apedrejado.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA 
FONTE: DN

Nenhum comentário: