3 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL USA ARMA DE FOGO EM 153 CIDADES DO PAÍS

A segurança pública e a eficiência das polícias no País são algumas das grandes reivindicações da população brasileira. Diante de diversos crimes bárbaros e uma sensação de insegurança cada vez maior, a área de segurança passou por mudanças nos últimos anos, como indica a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (3).

Segundo os dados, apesar de lei sobre o uso de arma de fogo pelas Guardas Municipais prever sua utilização apenas em municípios que integram as regiões metropolitanas e os com mais de 50 mil habitantes, a Guarda Municipal usa arma de fogo em 153 municípios brasileiros. A utilização desse recurso de forma mais abrangente pode ser justificada por causa da diversificação das funções da Guarda Municipal no decorrer dos anos.
De acordo com a pesquisa, “quando foram criadas, a partir da Constituição Federal de 1988, as Guardas Municipais tinham como principal atribuição a proteção dos bens, serviços e instalações de seus municípios”. No entanto, hoje exercem funções auxiliares na segurança pública e ajudam no patrulhamento das escolas e vias públicas, além de auxiliar no Conselho Tutelar e nas Polícias Civil e Militar.
Em 2012, os resultados da Munic indicaram que havia 993 municípios com Guarda Municipal no Brasil, o que corresponde a 17,8% do total. Comparado com 2009, o aumento ocorreu em todas as faixas populacionais, exceto nos municípios com mais de 500 mil habitantes.
Fonte: R7

3 comentários:

Anônimo disse...

Só quero ver até quando as autoridades vão dormir no tocante a segurança publica... bandidos usam o que bem entendem, já os agentes que ariscam suas vidas não podem; tem isto; tem aquilo ... mera política do fracasso!!! ...

Anônimo disse...

Meus amigos quanto mais cabra, mais cabrito ...

Lima disse...

è por isso que eu digo cidadão,agentes ,guardas,vigias não podem usar armas de fogo,quero saber para quer serve um homem desse diante de um bandido armado até os dentes.
Eita que este pais só quem tem vez é bandido,e a culpa toda é destes políticos vagabundos que não mudam estas lêis que só protegem os criminosos.