16 de junho de 2013

SEGURANÇA DA COPA: FORTALEZA JÁ ESTÁ SENDO MONITORADA

Câmeras instaladas em três centros de controle e comando vigiam as áreas onde torcedores estarão concentrados.

A Copa das Confederações já começou, oficialmente, ontem, mas para Fortaleza, o pontapé para o evento acontece nesta quarta-feira, com a partida entre as seleções do Brasil e do México, na Arena Castelão.
Para que tudo ocorra com tranquilidade, sem riscos de incidentes, as autoridades prepararam uma megaestrutura de segurança. A Capital cearense estará sendo literalmente monitorada.

Três centros integrados de controle e comando foram instalados. Uma das ferramentas que as autoridades vão utilizar são carretas cedidas pelo Ministério da Justiça, através da sua secretaria Extraordinária de Grandes Eventos.

São veículos dotados de equipamentos considerados de ponta, isto é, da mais alta tecnologia no videomonitoramento e comunicação. Através deles, os comandantes da operação estarão a par de tudo o que acontece não apenas no Castelão e seu entorno, mas tendo uma visão macro de todas as áreas de interesse do evento, desde a zona onde estão concentrados os hotéis que hospedam as delegações e autoridades, ao litoral, onde um grande número de turistas nacionais e estrangeiros estarão visitando por conta do torneio esportivo internacional.

O chamado ´caminhão tecnológico´ é dotado de computadores de última geração, câmeras, captores de áudio e softwares capazes de integrar a base de dados das polícias Civil, Militar e Federal, além de Bombeiros e Samu, podendo acioná-los com mais rapidez e eficiência.

Quando o dia amanhecer na próxima quarta-feira, Fortaleza estará sob os olhares de mais de seis mil agentes de segurança. Serão integrantes de 42 órgãos envolvidos na operação de segurança para a Copa das Confederações. O aparato montado pelas autoridades engloba um efetivo que vai desde o contingente das Forças Armadas a agentes da Agência Nacional de Energia Nuclear, passando pelas polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Também estão sendo mobilizados guardas municipais, agentes da AMC, militares do Corpo de Bombeiros, além das coordenadorias Integradas de Operações de segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer).

O delegado de Polícia Civil, Andrade Júnior, chefe da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), órgão da SSPDS e ligado diretamente ao gabinete do secretário da Segurança Pública, Francisco José Bezerra Rodrigues, está à frente de todo o planejamento das operações.

As matrizes de execução da operação foram articuladas com todos os órgãos envolvidos na ação e, segundo ele, incluem diversos pontos importantes.

Círculos
Além da instalação de três centros de comando e controle da operação (móvel, local e regional), foi instalado um Comando Central de Escoltas, que vai administrar o contingente de batedores. São os policiais responsáveis pela proteção e deslocamento das delegações que vão participar do evento, além das autoridades locais e de fora.

Motociclistas da Polícia Rodoviária Federal, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), serão os responsáveis pela escolta dos ônibus que levarão as seleções e suas respectivas comissões técnicas para os três estádios de treinamento e para a Arena Castelão.

As Forças Armadas vão estar mobilizadas com efetivos do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ao contingente dos Fuzileiros Navais será dada a missão de proteção e vigilância ostensiva dos portos do Mucuripe e do Pecém, além de toda a zona litorânea do Estado do Ceará.

Caberá à Aeronáutica dá apoio aos agentes da Polícia Federal na segurança do Aeroporto Internacional Pinto Martins e dos aeroportos regionais de Juazeiro do Norte, Sobral e Tauá.

Federal
Atenção redobrada será dada ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, por onde deverão desembarcar cerca de 265 mil turistas para acompanhar a Copa das Confederações, segundo estimativas das autoridades e das entidades que administram os setores de hotelaria, bares e restaurantes e do Comércio.

Além da PF e da Aeronáutica, a própria Infraero já reforçou o número de servidores no terminal. São funcionários do órgão vindos de outras capitais nordestinas que não sediarão o evento esportivo internacional. Aqui ficarão até o término do evento.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA

FONTE: DN

Nenhum comentário: