16 de junho de 2013

FORTALEZA RECEBE TANQUES, AERONAVES E SOLDADOS PARA SEGURANÇA NA COPA

Tropas das Forças Armadas chegaram a Fortaleza neste sábado (15), onde irão permanecer nas estruturas estratégicas da capital cearense, para garantir a proteção, vigilância e funcionamento dos sistemas de abastecimento de água, energia elétrica, telecomunicações e transportes, durante os jogos da Copa das Confederações, que ocorre até 30 de junho. Os soldados, tanques e aeronaves chegaram a Fortaleza na sexta-feira (14) e são distribuídos em pontos da cidade neste sábado (15).


Fortaleza vai ser reforçada com tanques de guerra, blindados com metralhadoras, barcos de patrulha e uma aeronave de ataque e reconhecimento, além de 3.000 soldados das Forças Armadas (2.000 do Exército, 700 da Marinha e 300 da Força Aérea). Os equipamentos e soldados vieram de Recife, em Pernambuco, e Taubaté, em São Paulo. Após a Copa das Confederações, eles serão realocados aos batalhões de origem.


Soldados vão atuar para garantir serviço de segurança e proteção (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

“Nós estamos trabalhando em Fortaleza de forma integrada com os órgãos de segurança do estado e do município. Essa integração ocorre desde o ano passado. Temos um treinamento contínuo e progressivo e tivemos uma formatura para atender a casos que vamos encontrar na Copa das Confederações”, detalha o tenente-coronel Charles Henrique Delage.

Segundo o tenente-coronel, o helicóptero será usado em Fortaleza para reconhecimento de território e vistoria. A aeronave será tripulada por quatro soldados, inclusive dois “caçadores”. “Os caçadores têm treinamento especial para disparar tiros a longas distâncias, mais de 200 ou 300 metros”, explica o tenente-coronel Charles Henrique.


Aeronaves serão tripuladas por "caçadores", que recebem treinamento para fazer tiro a longas distâncias (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Policiamento durante a Copa das Confederações

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Ceará (SSPDS) anunciou o reforço policial de 6.800 homens das forças estaduais e federal para reforçar o serviço de segurança em Fortaleza no período da Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho. Deste total, 2.200 são policiais militares do interior do estado, que se somam aos outros 9 mil soldados que fazem a segurança regular de Fortaleza.

De acordo com o comandante da PM do Ceará, Werisleik Matias, o reforço não deve prejudicar o policiamento no interior e Região Metropolitana. “Nós trouxemos o efetivo que estava de férias e estamos desativando toda a atividade administrativa da Polícia Militar para que tenhamos esse aporte”, destaca.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: