17 de maio de 2013

COMÉRCIO, ESCOLAS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE JAGUARUANA FACHAM POR 24H EM PROTESTO POR FALTA DE SEGURANÇA.


Comerciantes de Jaguaruana, a 175 Km de Fortaleza farão uma manifestação durante toda a próxima terça-feira (21) contra a insegurança na cidade. Somente neste ano, já foram registradas 23 ocorrências de assaltos a comércios. A cidade possui 33 mil pessoas e há 120 comércios.  A maioria já foi invadida por assaltantes que sempre agem armados e com violência.


Um vídeo divulgado pelo dono de um mercadinho mostra três homens armados invadindo o estabelecimento. Eles abordam clientes e funcionários. A ação é violenta e os suspeitos levam todo o dinheiro, cerca de R$ 800,00 existentes nos caixas, celulares, cartões telefônicos e outros pertences de clientes.
O funcionário Clauber René de Oliveira, do mercadinho assaltado está com medo e revoltado com a falta de segurança.  "Foi um momento de terror. Eu pensava só na minha familia. É a primeira vez que eu passo por isso. Até falar do assunto nós ficamos nervoso", disse.

A proprietária do estabelecimento, Cláudia Helena Amaral, conta que os empregados e clientes estão com medo. As consequências são a queda nos lucros com a venda dos produtos. "Os empregados estão revoltados e apavorados em trabalhar. Eles estão preferindo ficar no fundo da loja. E em relação aos clientes houve uma queda muito grande porque a população está com muito medo", explicou a empresária.

O mercadinho 'O Márcio'' já foi assaltado duas vezes em menos de um mês. O empresário Márcio Freitas disse que procurou a policia, mas ninguém conseguiu fornecer informações sobre os assaltantes.  "Já fizemos de tudo, mas ninguém foi preso. É uma total insegurança que fica difícil trabalhar. Pagamos os nosso impostos em dia, mas o retorno é zero", desabafa.
A prefeitura de Jaguaruana informou que já buscou ajuda a Secretaria de Segurança Pública para reforço do policiamento. "Nós já enviamos um oficio pedindo o afastamento do delegado, no entanto, não tivemos resposta. Pediram apenas para aguardar. A população não está aguentando mais e por isso vão fazer essa manifestação. Estamos dando o apoio necessário e vamos para as ruas pedir socorro. Acho que só assim eles vão dar atenção para gente", disse a prefeita Ana Tereza Barbosa.

A Polícia Militar informou que reconhece fazer a segurança na região. São apenas 14 policiais para a cidade. Mas que espera aumentar o efetivo no mês de setembro. Por enquanto, a segurança é feita pelo Força Tática de Russas que ajuda no patrulhamento de Jaguaruna.
Sobre a situação da delegacia do município, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Jocel Dantas, afirmou que vai investigar as denúncias para apurar se realmente existe irregularidades. Se comprovadas providencias serão tomadas.

Fonte: GICE

Nenhum comentário: