6 de março de 2013

PM PRENDE GANGUE E EVITA CHACINA.


Entre os membros do bando que planejavam a fuzilaria estava um garoto de 11 anos. O cerco foi no mangue.

Uma gangue formada por sete pessoas, entre elas, um menino de 11 anos e um adolescente de 16, foi capturada, na tarde de ontem, depois de um tiroteio com a PM e tentativa de fuga através do mangue, no bairro Vila Velha (zona Oeste de Fortaleza). Segundo a Polícia, o grupo se preparava para cometer uma chacina naquele bairro.
Oito pessoas seriam assassinadas pelos acusados em represália pela morte de um comparsa na manhã de segunda-feira.


Policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foram deslocados para a área e passaram a investigar os passos da gangue e descobriram que o grupo estava reunido para planejar a morte de oito pessoas naquela comunidade, em revide pelo assassinato do comparsa.


Em poder do bando foram apreendidos três revólveres de calibre 38 e duas pistolas, sendo uma modelo Ponto 40, que pertence à Polícia, e outra de calibre 7.65; além de muita munição, drogas, balança de precisão e, ainda, uma motocicleta

O crime, que seria vingado com a chacina, ocorreu na manhã de segunda-feira, quando o adolescente Emerson da Silva Brito, 14, foi baleado e acabou morrendo na Emergência do ´Frotinha´ de Antônio Bezerra, para onde foi levado pela própria mãe, Janaína Mariano.


O crime colocou em xeque a tranquilidade do bairro, pois, segundo os moradores, foi consequência da rivalidade entre as duas gangues que atuam naquela comunidade, uma delas conhecida como os ´Gafanhotos´ e a outra, ´Turma da V3´ (em referência à Vila Velha III.

"Eles estavam reunidos com as armas já municiadas, e se preparavam para cometer o revide, mas colocamos nossos policiais à paisana e, na hora do cerco, tentaram escapar pelo mangue. Houve tiroteio, mas não conseguiram", disse o major Márcio Oliveira, comandante do Raio.


Patrulhas do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) cercaram várias ruas do bairro Vila Velha para impedir novos confrontos entre as gangues. A ordem partiu do Comando do Policiamento da Capital e do Comando-Geral

Conforme o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Geovani Pinheiro, o trabalho do BPRaio evitou a matança. "Certamente, teríamos um derramamento de sangue não fosse a ação rápida do Raio". Ele frisou a determinação do secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra; e do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, de serem reforçadas as operações para conter os índices de homicídios na Grande Fortaleza.



Arsenal

Em poder do bando, os PMs apreenderam duas pistolas (uma delas de calibre Ponto 40, da Polícia) e três revólveres.


Os sete acusados ainda tentaram escapar do cerco através do mangue. Houve troca de tiros com os policiais militares, mas o grupo acabou sendo capturado na Rua do Prado. Entre eles, havia um garoto de apenas 11 anos fotos: Fernando Ribeiro

Combate ao tráfico tem sido intenso

Ao lado de bairros como Genibaú, Barra do Ceará, Planalto Ayrton Senna, Bom Jardim, Pirambu e Jangurussu, a comunidade da Vila Velha, localizada na zona Oeste de Fortaleza, vem sendo alvo de constante ação da Polícia Militar (PM), isso porque ali, o tráfico de entorpecentes teima em querer dar as ordens.

Os confrontos entre gangues e os crimes de ´acertos de contas´ entre traficantes e usuários de drogas têm fomentado as estatísticas da criminalidade na RMF.

Segundo a Polícia, a ação constante tem reduzido o poder de fogo dos criminosos, principalmente as operações de saturação e desarmamento realizadas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e as forças especiais da PM, como o BPRaio e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Os sete suspeitos detidos, ontem, foram encaminhados para o 17º DP (os adultos) e para a DCA (os adolescentes).

NÚMERO

5 armas de fogo estavam em poder dos gangueiros, entre elas, duas pistolas, sendo uma de calibre Ponto 40, que é de uso privativo das forças de Segurança Pública

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

Nenhum comentário: