20 de dezembro de 2012

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DESARTICULA QUADRILHA DE BANDIDOS DE ALTA PERICULOSIDADE.

Trabalho sigiloso da SSPDS desmantela o bando que gerou uma matança na zona Oeste da Capital cearense
A captura do fugitivo da Justiça e homicida Maycon da Silva Nascimento, 20, o ´Mayconzinho´, na noite da última terça-feira, no Município de Guaraciaba do Norte (320Km de Fortaleza), levou o setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a desarticular praticamente por inteira uma quadrilha de criminosos que vinha implantando um estado de terror e mortes em dois bairros da zona Oeste de Fortaleza.


O grupo, conforme as autoridades, foi o responsável pela maioria dos 75 homicídios ocorridos, neste ano, na Barra do Ceará e nas Goiabeiras. Grande parte dos assassinatos deveu-se a dívidas de drogas, vingança, queima de arquivo ou disputa pelo domínio na venda de crack.

Márcio Gladson Dias da Silva, o ´Márcio do Gueto´, fugiu da Barra do Ceará depois que a Polícia decidiu ocupar a favela onde ele chefiava o tráfico.


Secretário

A prisão de ´Mayconzinho´ - acusado da morte de, pelo menos, 30 pessoas - ocorreu graças a um sigiloso e insistente trabalho de investigação feito pela Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da SSPDS, e que vinha sendo acompanhado - e cobrado - pessoalmente pelo secretário da Segurança Pública do Estado, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues.


Maycon da Silva Nascimento, 20, é acusado de matar, pelo menos, 30 pessoas por ordem do traficante

Agora, a tarefa investigativa da Coin, em parceria com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e com o Serviço Reservado do Estado-Maior do Comando Geral da PM, se volta para a captura do homem tido como o chefe do bando.

Procurado desde o começo do ano, quando teve início a matança de jovens, adolescentes, homens e mulheres na Barra do Ceará e nas Goiabeiras, o traficante de drogas Márcio Gladson Dias da Silva, o ´Márcio do Gueto´, permanece desaparecido.


Francisco Brito, também da Barra do Ceará, seria um dos mandantes do assassinato de um ex-policial militar

Há duas semanas, um adolescente de 17 anos, que atuava como uma espécie de ´tesoureiro´ da quadrilha baseada no ´Gueto´ (antiga edificação da indústria de confecções Villejack, na Avenida Francisco Sá), foi detido com cocaína. Mas, no dia seguinte, foi liberado pelo Juizado. As buscas a ´Márcio do Gueto´, no entanto, continuaram.

Mas, além de ´Mayconzinho´, as autoridades prenderam, pelo menos, outros três homens que seriam também integrantes do grupo criminoso que se instalou, nos últimos anos, na Barra do Ceará e nas Goiabeiras.


José Flávio Rodrigues Pereira, o ´Gago´, já está preso. É apontado como responsável por vários fuzilamentos

Um dos primeiros a ser detido foi o traficante de drogas e homicida José Flávio Rodrigues Pereira, o´Gago da Barra´, que havia se tornado uma espécie de ´braço armado´ ou pistoleiro de ´Márcio do Gueto´ juntamente com ´Mayconzinho´.

A dupla, segundo investigações da DHPP e da Coin, passou a eliminar quem o chefe do tráfico apontasse. E foi assim, que aconteceu um tiroteio seguido de duplo assassinato em um bar na Avenida 20 de Janeiro, na Barra, na noite de 25 de março, quando foram mortos o soldado PM Francisco Evandro Pinto Rodrigues, e o civil Cleiton Ribeiro da Silva. Neste mesmo episódio, o então soldado PM Claudemir Ribeiro dos Santos, o ´Cláudio Pitt Bull´ (irmão de Cleiton) ficou gravemente ferido, mas sobreviveu. Porém, seis meses depois, em setembro, ´Pitt Bull´ (já expulso da PM), foi fuzilado por ordem do bando, no Parque São José. Coube a ´Mayconzinho´ a tarefa de fuzilar o ex-militar.


Leandro Dutra da Cunha, o ´Playboy do Gueto´, foi preso pela DHPP, acusado de executar o ex-PM ´Cláudio Pitt Bull´

Sangue

A rotina de derramamento de sangue na Barra do Ceará, neste ano, contabilizou vários tiroteios e culminou numa chacina na tarde do dia 14 de abril, na Rua Santo Antônio, nas Goiabeiras, quando, de uma só vez, foram mortas três pessoas e outras cinco ficaram feridas.

Os mortos foram identificados como Ronaldo Vieira da Silva, Felipe Almeida dos Santos, e Waldir Felipe Freitas de Oliveira, os dois últimos, adolescentes de 17 anos. O triplo homicídio foi um ´acerto de contas´.

Depois disso, novos crimes deram sequência aos fuzilamentos determinados pelo bando chefiado por ´Márcio do Gueto´ e que tinha em ´Mayconzinho´ e ´Gago´ os principais protagonistas.
Para estancar a onda de crimes na Grande Barra do Ceará, o Comando da PM decidiu literalmente ocupar o´Gueto´ e, ao mesmo tempo, iniciar um trabalho social junto aos moradores, fato que vem produzindo resultados positivos, segundo o comandante-geral da Corporação, coronel Werisleik Pontes Matias.

Já a DHPP e a Coin seguem na caça aos chefe da quadrilha.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA 
Fonte: DN

Nenhum comentário: