6 de dezembro de 2012

ASSALTO AO BB DE PALHANO: POLÍCIA DESARTICULA TODA A QUADRILHA.

Depois do ataque ao BB de Palhano e a morte de quatro dos assaltantes, a PM prendeu mais seis e procura outros dois.

A Polícia capturou, ontem, outros integrantes da quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil (BB), em Palhano (150Km de Fortaleza). Agora, já são seis suspeitos detidos, outros quatro mortos e as diligências continuam para a captura de mais dois acusados. A mulher de um dos assaltantes também foi detida, no fim da tarde de ontem, para prestar depoimento na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), nesta Capital.

O ataque da quadrilha na cidade de Palhano teve lances cinematográficos e foi praticado no estilo do ´novo cangaço´. Uma parte do bando se dirigiu à agência do BB e explodiu a bateria de caixas eletrônicos. A outra facção cercou e passou a atirar contra o Destacamento da PM, fazendo dois policiais de reféns.

Prisões

 
Ainda na tarde de anteontem, logo após a fuga dos criminosos, três dos acusados foram cercados pela Polícia Militar e detidos, sendo identificados como Lindoberto Silva de Castro, 29, que responde a processos por tráfico de drogas e porte ilegal de armas; Josivan Crispim da Silva,38, sem antecedentes criminais; e Gleidiano Mafarre Silva Lima, 27, que também responde a processo por tráfico de drogas.


Armas de grosso calibre e muita munição de reserva, além de explosivos, foram apreendidos pelos policiais do Comando Tático Rural (Cotar) em poder dos assaltantes. O bando havia sitiado a cidade de Palhano, na terça-feira FOTO: ALEX COSTA

Ainda na noite de terça-feira, houve confronto de outra parte da quadrilha com policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). O embate aconteceu em uma estrada de terra às margens do Canal do Trabalhador, na localidade de Pitombeiras, em Chorozinho.

Irmãos

 
Na ocasião, quatro bandidos acabaram mortos. Apenas dois deles foram identificados. Eram os irmãos Francisco Apolicássio Ferreira Farias, mais conhecido pelo apelido de ´Apolo´; e Cícero Antônio Ferreira Farias, o ´Cris´, ambos residentes na região da cidade de Pacajus e contra os quais havia mandados de prisão em aberto. Os outros permanecem com identidades ignoradas, pois não portavam documento.
No cerco aos criminosos, sob o comando do tenente Rafael Sidrim, do Cotar, os bandidos decidiram abrir fogo contra as duas patrulhas do Cotar, que respondeu ao fogo.

Os ladrões mortos eram ocupantes de um veículo Vectra verde e, supostamente, iriam se encontrar depois com o restante da quadrilha. Em poder deles, a Polícia encontrou armas, dinheiro e, ainda, parte dos explosivos que o bando usou para destruir os caixas do BB.


O tiroteio entre bandidos e policiais aconteceu na localidade de Pitombeiras, nas margens do Canal do Trabalhador. No confronto, quatro assaltantes morreram. Eles tentavam fugir em um Vectra em direção a Cascavel FOTO: NAVAL SARMENTO

Entrevista

Na manhã de ontem, as autoridades concederam coletiva à Imprensa local na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Pontes Matias, lembrou que os bandidos não contavam com a tática policial para reprimir a fuga.

"A gente observou que os bandidos sempre fugiam, após os ataques em Palhano, em direção a Fortaleza e, na ação criminosa de ontem (terça-feira), eles fizeram a mesma coisa e por isso foram presos", frisou, acrescentando que todos eles têm vínculo forte com o tráfico de drogas.

Sobre o confronto, Werisleik Matias salientou que os policiais do Cotar, ao avistarem os dois carros usados pelos marginais, um Vectra e um Corolla, fizeram sinal para parar. Em seguida, houve a ordem para que todos os ocupantes descessem, no entanto eles já desembarcaram atirando, gerando o tiroteio.

Mais prisões

Quando o dia amanheceu, a PM voltou a cercar a área usada como rota de fuga dos criminosos e, no decorrer da quarta-feira, acabou por localizar mais dois assaltantes. O primeiro a ser detido foi Márcio André Rocha, que estava escondido em um matagal na localidade de Pitombeiras. Já por volta do meio-dia, no distrito de Cruz, já em Cascavel, foi cercado e capturado o assaltante Pedro Monteiro dos Santos, o ´Nego Pará´, tido como um dos mais violentos do bando.


À tarde, chegaram a Fortaleza mais dois bandidos, presos na continuidade das diligências nos Municípios de Chorozinho, Beberibe e Cascavel. O chefe do Comando do Policiamento do Interior, coronel Hervano Macedo, fez a escolta FOTO: KIKO SILVA

Com ele, a Polícia encontrou uma metralhadora de calibre 9 milímetros, com cerca de 100 cartuchos e dois carregadores. E no fim da tarde, a Polícia deteve a mulher de ´Pará´, que teria recebido uma ligação do marido para providenciar seu resgate.

Os cinco suspeitos, mais a mulher, foram levados para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e autuados pelo delegado Romério Moreira de Almeida.

Conforme o comandante do Policiamento do Interior, coronel Hervano Macedo Júnior, mais dois bandidos estão sendo procurados. Um deles conhecido por ´Carioca´ e outro que estaria ferido a tiro.

NÚMERO

10 armas de fogo estavam com o bando, sendo oito pistolas, uma escopeta e uma metralhadora, além de muita munição de reserva e explosivos

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA/EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER
Fonte: DN

8 comentários:

Anônimo disse...

No tiroteio esses ainda conseguiram escapar essa que é a policia, só age quando esta sendo ameaçada, sei que esses também deveriam ter o mesmo caminho dos outras a morte, para que não venham mas cometer crimes contra a sociedade e tirar a vida de pais de família.

Anônimo disse...

Porque que esses outros bandidos não atiram contra a policia tambêm,não são tão valente, só tem muita coragem quando pegam um destacamento que tem o efetivo reduzido e só atacam na covardia ou a noite ou na hora que os policias estão todos dentro destacamento, eu não tenho pena desses ai que morreram, tenha pena é da população que ficou aterrorizada com esse assalto, e esses que morreram ja devem estar se abraçado com o capeta...

Anônimo disse...

O seu Anonimo, vc ñ sabe de nada... Fora excutado. Esses pilicial q pegam dinheiro roubado e matam só para queimar as provas e ficarem com o dinheiro...

Roberto disse...

Olha aí um comentário de um bandido defendendo sua corja...cuidado, vc pode ser o próximo a ir vala.

Anônimo disse...

Até na internet tem bandido participando, cuidado, a galera pode te derrubar e tu será alvo fácil também seu mané.

Anônimo disse...

To vc rapaz. Mal sabi eles que hj bricaram de tira a vida desses guereiros q nao aceitava a corvadia...E amanha vao ser o nosso briquedinho... Acabaram com a vida dessa familia desses irmaos, pq peder um filho e ficar sem cao e dois entao!?? Mas acho q esses otarios nasceram d uma vaca... Cuida seus desalmados tem de nos em todo ums lugares, e essa corvadia que fizeram com esses manos NAO VAI FICAR ASSIM!!!

Anônimo disse...

Como e que atira mane? Se era em exercito de cao,e vieram todo na maior das corvadia... Coisas q os mano ai nao aceitavam, sempre enfretaram os desafios de frente como Homem.

Anônimo disse...

Vao com Deus parceiros. A morte de vcs nao vai ficar assim. Abracado com capeta vai ficar tu mane, se nao para de falar merda..