1 de novembro de 2012

PSICÓLOGA É BALEADA EM OPERAÇÃO POLICIAL.

Foto: Rodrigo Carvalho
O diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, determinou a instauração de inquérito policial para apurar o episódio que resultou em perseguição e lesão, a bala, na psicóloga Arina Milena Paiva Sobral, 35.O tiro foi disparado por um inspetor lotado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DFRVC), durante uma abordagem de rotina feita por uma equipe daquela Especializada. O fato ocorreu na tarde de anteontem, no Parque Santa Maria, na Grande Messejana.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que "lamenta profundamente o ocorrido" e destacou que a vítima é inocente e nada tem a ver com a operação.
A ação policial resultou na prisão de uma homem acusado de integrar quadrilha de roubo de carga e na apreensão de aparelhos eletrônicos roubados.

Jairo Pequeno salientou que o policial civil foi imprudente, chegando a demonstrar despreparo, embora tenha sido bem treinado. "Tudo já está sendo apurado. A Polícia não compactua com isso", enfatizou. O inspetor da DRFVC ainda não foi afastado das funções. Ele socorreu a vítima para o Frotinha de Messejana e, em seguida, se apresentou ao delegado de plantão no 34º DP (Centro). As armas dos inspetores foram apreendidas. Além do inquérito policial, um procedimento administrativo será aberto, através da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

Isenção
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra, e o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, afirmaram que estão acompanhando pessoalmente a apuração dos fatos. "Tudo está sendo conduzido com isenção. Se ficar comprovado a culpa do policial, ele será responsabilizado dentro do que determina a Lei", disse.

Jairo Pequeno frisou que soube da perseguição ao carro, após o condutor, no caso uma condutora, ter se assustado com a abordagem dos policiais civis, que estavam em uma viatura descaracterizada.

O delegado-geral, Luiz Carlos Dantas, afirmou que os policiais foram "imprudentes e imperitos". Dantas afirmou ainda que "não há justificativa" para a ação praticada pelos inspetores. "A jovem não tem absolutamente a ver com o trabalho que eles estavam fazendo. Ela estava apenas transitando no local e isso não a faz suspeita. Cabe ao policial ter a capacidade de identificar o suspeito". O inquérito policial foi instaurado no 34º DP. "A família da vítima pode ter certeza que tudo será apurado com rigor. Reforço que a Polícia Civil e a Secretaria da Segurança não abonam o procedimento do policial".

Internada
A psicóloga Arina Milena Sobral foi transferida do Frotinha de Messejana para um hospital particular, onde foi submetida a uma cirurgia, mas não corre risco de morte. De acordo com o advogado Henrique Lavor, que está representando a família da vítima, o automóvel já foi periciado e restituído. Lavor afirmou que a ação dos policiais civis da DRFVC foi "desastrosa".

Fonte: DN

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSA É MAIS UMA AÇAO QUE CONSERTEZA O POLICIAL NAO ESTAVA ´PREPARADO PARA IR AS RUAS,E NAO VAI FICAR POR AIR,ATE OS QUE JÁ SAO VETERENOS NA POLICIA AS VEZES FAZEM É COISAS PIORES....MAS EXISTE BONS POLICIAIS PREPARADOS,BEM TREINADOS PARA SERVIREM A POPULAÇAO DO ESTADO DO CEARA....MAJOR ASSIS UM ABRAÇO