20 de setembro de 2012

ONZE PESSOAS SÃO PRESAS NO TRAIRI POR DESVIOS PARA COMPRA DE VOTOS.

Sobe para 11 o número de presos suspeitos de esquema de corrupação eleitoral em Trairi, no litoral Oeste do Ceará. A Polícia Federal, em operação conjunta com Ministério Público Federal, cumpre 13 mandados de prisão temporária na cidade, nesta quarta-feira (19). Segundo o promotor de Justiça Igor Pinheiro, o prefeito, a primeira-dama, secretários e parlamentares são suspeitos de formação de quadrilha e corrupção eleitoral por desviarem dinheiro público para compra de voto.

O advogado dos suspeitos, Waldir Xavier, disse que vai apresentar uma defesa ainda nesta quarta-feira. Duas pessoas estão foragidas.

O procurador regional eleitoral Márcio Andrade Torres diz que, em princípio, o crime não pode cassar a candidatura do candidato para quem o grupo supostamente trabalha. "Em princípio o crime não se reflete em cima das eleições, a população do Trairi é que terá que decidir nas urnas que candidato deverá ser eleito. O fato de ter sido feita a prisão por si só não torna nenhum candidato inelegível. A legislação só torna esse candidato inelegível se a condenação for adotada por órgão colegiado", explica.

De acordo com o promotor, todos os suspeitos estavam sendo monitorados há um mês. A primeira-dama, Sílvia Virgínia Aguiar, foi presa quando estava em casa. No local, também foram encontradas diversas caixas de medicamentos com os nomes dos eleitores aos quais deveriam ser entregues. “Tinha ainda mantimentos em um depósito, acreditamos que para distribuição”, destaca.

Além da primeira-dama, foram detidos o filho dela que trabalhava como secretário administrativo do Trairi; e o candidato a prefeito Francisco Magno Magalhães (PPS-CE). O presidente da Câmara de Municipal, Antônio Barbosa também foi preso. Segundo o Igor Pinheiro, os mandados são de prisão temporária eleitoral, por cinco dias.

O prefeito da cidade, Josimar Moura Aguiar (PRB-CE), está afastado há mais de uma semana. Igor Pinheiro lembrou que, neste mês de setembro, diversos secretários e funcionários da prefeitura de Trairi foram presos por suspeita de desviarem cerca de R$ 20 milhões dos cofres da cidade. “O Ministério Público recomendou ao prefeito que exonerasse ou instaurasse processo [de investigação] dos secretários, mas ele não fez nada disso. Por isso está afastado”, conta o promotor.

Das 10 pessoas presas nesta quarta-feira, conforme Pinheiro, duas já estavam presas preventivamente desde 5 de setembro por envolvimento no desvio dos R$ 20 milhões, os secretários de educação e de saúde. O advogado Waldir Xavier, responsável pela defesa dos suspeitos, disse estar se inteirando das denúncias e deve apresentar uma defesa ainda nesta quarta-feira.

“Inclusive já estávamos com o habeas corpus para soltura dos secretários [educação e saúde], mas com esta nova denúncia teremos de esperar”, disse o advogado. Além de Xavier, os advogados Leandro Vasquez e Flávio Jacinto também trabalham na defesa dos suspeitos.

Fonte: G1CE

Um comentário:

Cap Charles Robert disse...

Uma VERGONHA para o meu TRAIRI. todos eleitos pelo voto do povo trairesse agora Vão terminar seus mandatos PRESOS. PARABESN A JUSTIÇA ESTADUAL EM ESPERCIAL AO PROMOTOR DE JUSTIÇA DE TRAIRI.