8 de agosto de 2012

SECRETARIA DÁ POSSE AO NOVO DIRETOR GERAL DA ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (AESP)

O coronel John Roosevelt Alencar, antes no comando do Ronda do Quarteirão, será o novo diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Ele substitui o sociólogo César Barreira, que ocupava o cargo havia um ano e três meses e foi exonerado na última segunda-feira pelo governador Cid Gomes.
Com a saída do coronel Alencar, assume o comando do Batalhão de Policiamento Comunitário - responsável pelo programa Ronda do Quarteirão - o tenente-coronel Paulo Sérgio, que estava na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Entrevistado ontem à noite no programa Grande Debate, da TV O POVO, César Barreira disse que foi comunicado da exoneração pessoalmente pelo titular da SSPDS, Francisco Bezerra. Para o sociólogo, sua substituição representa uma mudança de rumo profunda nas ações da academia.

Bezerra disse que a decisão de trocar o diretor da Aesp foi exclusivamente do secretário, mas que recebeu a aquiescência do governador. O titular da SSPDS destacou que reconhece e respeita Barreira e que a intenção da alteração é dar maior agilidade ao desenvolvimento da gestão administrativa na Aesp.

Coronel Bezerra acrescentou que esse processo impõe um caráter absolutamente técnico e disciplinar para os cursos ora em desenvolvimento na academia, reforçando que a formação policial é complexa. Lembrou ainda que, na Aesp, estão sendo formados jovens que estavam dentro de um contexto social como pessoas comuns e vão passar a ser fiscalizadores do comportamento social. “Tenho plena consciência que teremos um acréscimo de ganho, engrandecendo ainda mais a academia”, afirmou.

“Formação policial transcende o conhecimento deduzido de estudos e conclusões teóricas. A formação policial deve ser produzida com base nas peculiaridades da realidade encontrada nas ruas e isso necessita de um profundo conhecimento da atividade policial”, declarou o secretário.

Garantiu também que vai atuar para a regularização dos cursos ministrados junto ao Conselho Estadual de Educação e pela estruturação dos stands de tiro real e virtual da sede da academia. E, finalmente, destacou que, com o aprimoramento disciplinar e ações harmônicas, é possível ser mais firme ao agir.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Ele é responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais que integram o sistema de segurança pública no Ceará

Mudança

Novo comando do Ronda do Quarteirão
Com o deslocamento do coronel Alencar para a direção-geral da Aesp, assume o comando do Batalhão de Polícia Comunitária (Ronda do Quarteirão) o tenente-coronel Paulo Sérgio, que estava na Controladoria de Inteligência da SSPDS. O nome foi confirmado ontem pelo Comandante da PM, o coronel Werisleik Matias.

Fonte: O POVO
Foto: SSPDS

Nenhum comentário: