20 de julho de 2012

POLÍCIA FEDERAL PRENDE ROMENO COM 22 MIL COMPRIMIDOS DE ECSTASY NO AEROPORTO PINTO MARTINS.

Em menos de sete meses, a quantidade de drogas apreendida pela Polícia Federal (PF) no Ceará, este ano, já representa 96% de todo o volume de entorpecentes retirado de circulação em 2011. Durante todo o ano passado, a PF apreendeu 1.333 quilos de drogas no Estado. Este ano, foram 1.284 quilos. A estatística aumentou na noite da última quarta-feira, quando 22.787 comprimidos de ecstasy foram apreendidos no Aeroporto Internacional Pinto Martins.


Os entorpecentes estavam no fundo falso da mala de um romeno. O acusado foi preso pela PF, com o apoio de funcionários da Receita Federal. O estrangeiro tem 40 anos (o nome não foi revelado). Com ele, foram apreendidos ainda 114,7g de Haxixe e 2,7 kg de metilenodioximetanfetamina, princípio ativo utilizado para a produção do ecstasy, conhecido como MDMA.
 
Origem do ecstasy


Os comprimidos foram apreendidos no aeroporto FOTO: THIAGO PAIVA

O acusado foi detido ao desembarcar de um voo procedente de Lisboa, em Portugal, por volta das 19 horas. Segundo o titular da Delegacia de Entorpecentes, Leonardo Lima Júnior, os comprimidos foram adquiridos em Amsterdã, na Holanda. De lá, o romeno teria seguido viagem de trem até Bruxelas, na Bélgica, onde apanhou um avião. O voo fez escala em Lisboa e seguiu para Fortaleza.

Conforme a Polícia, o traficante já atuou com acrobata no Cirque du Soleil e ficou detido nos Estados Unidos por três meses, acusado de permanecer no país em situação de irregularidade. Em depoimento, conforme a Polícia, ele afirmou que receberia 8 mil euros pelo serviço de “mula”, transportando a droga para o Brasil.

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF Antônio Tarcísio Alves, afirmou que o ecstasy abasteceria o consumo de drogas em grandes festas da Capital. Cada comprimido seria vendido por cerca de R$ 50.

ENTENDA A NOTÍCIA

O romeno acusado de transportar a droga foi preso em flagrante e responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena máxima aplicável é de 15 anos de reclusão. O estrangeiro está detido na sede da PF no Ceará e deve ser levado para o presídio.

Saiba mais

Em 2011, cerca de 7.600 comprimidos de ecstasy foram apreendidos no Ceará pela Polícia Federal.
 
A existência de uma fábrica de ecstasy no Estado também é investigada, já que matéria-prima da droga também foi apreendida.
 
Com o auxílio da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), a PF espera conseguir mais informações sobre o romeno, preso na quarta-feira. 

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: