6 de fevereiro de 2012

MARINHA DO BRASIL PROSSEGUE NAS BUSCAS AOS PESCADORES DESAPARECIDOS EM CAMOCIM-CE.

Nota enviada ao blog através do Comandante da Agência da Capitania dos Portos de Camocim, Capitão Tenente Fábio Ferrett. 
O Comando do 3º Distrito Naval informa que permanecem as buscas aos pescadores desaparecidos em Camocim, no Estado do Ceará.
Ao tomar conhecimento de que a embarcação "ROSA BRANCA II", com três tripulantes, não regressara de uma pescaria no prazo previsto, a Marinha determinou que o Navio-Patrulha “Graúna”, que se encontrava atracado no porto de Fortaleza, suspendesse e iniciasse as buscas ao barco e seus tripulantes. 

Desde o dia 3 de fevereiro, a Marinha vem envidando esforços para encontrar a embarcação e os pescadores, empregando o “NPa Graúna” e meios da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE)  e da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim). Além disso, solicitou ao Centro  de Hidrografia da Marinha (CHM), situado no Rio de Janeiro, a divulgação de “Aviso aos Navegantes” para os Navios Mercantes em trânsito na região, e o apoio à Força Aérea Brasileira, que tem realizado buscas aéreas desde o dia 5 de fevereiro, em conjunto com o Navio-Patrulha.

Após a divulgação do incidente na área de Camocim, os Barcos Pesqueiros PABLO WILLAMYS e PEDRO FILIPE suspenderam do Terminal Pesqueiro Público (TPP), com o intuito de também auxiliar nas buscas da embarcação ROSA BRANCA II, tendo permanecido na área de buscas nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Além das medidas citadas, a Marinha realizou contatos com os Presidentes das Colônias de Pesca Z-1 - Camocim, Z-23 - Barroquinha (Bitupitá) e Z-24 – Chaval; repassou as informações à Capitania dos Portos do Piauí (CPPI); disseminou o desaparecimento aos navios em trânsito na área do incidente pela Fortaleza-Rádio; e solicitou, também, o apoio da 3ª Cia de Polícia do 3º BPM, com o propósito de reforçar as buscas por parte das viaturas que realizam patrulhas nas praias limítrofes com o Estado do Piauí, na esperança de obter alguma informação sobre a embarcação e seus tripulantes.

CLEBER RIBEIRO DA SILVA - Capitão-de-Fragata (T) - Assessor de Imprensa do 3º DN

Nenhum comentário: