30 de janeiro de 2012

A CULPA É DA POLÍCIA PELA ESCALADA DA VIOLÊNCIA?

"A Polícia não pode servir de bode espiatório para os males que afligem a sociedade"

 Diariamente escuto  que "a culpa é da Polícia" quando se fala no aumento da violência e da criminalidade. Os índices de ocorrência policiais a cada ano também aumenta, as estatísticas comprovam que os números de ações delituosas nas cidades estão aumentando, os crimes de maiores repercussões como homicídio, assaltos e roubos também já são noticiados com mais frequência, com tudo isso vem à pergunta inevitável, o que mudou? Qual o motivo desse aumento? Quem é o culpado? E tantas outras perguntas que tentam entender esse problema. 

A violência e a criminalidade aumentam em países que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e de classe e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano dos habitantes das grandes cidades é violenta. Uma das causas do crescimento da violência urbana no Brasil é a aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito á noção de cidadania. 
As polícias fazem o seu serviço diuturnamente, apesar de todas as deficiências de efetivo, equipamentos, de salário, e de reconhecimento da própria sociedade, onde o policial doa o seu maior bem, que é a vida, para assegurar a essa mesma sociedade uma melhor sensação de segurança e bem estar. As prisões estão abarrotadas, e os flagrantes, prisões e ações policiais são diárias. 

Se a impunidade no Brasil é uma constante, por temos uma legislação em muitos casos que não alcança os nossos anseios, se o sistema prisional é uma calamidade e a impunidade é uma constante, o problema não é oriundo dos órgãos policias, que mesmo com todos estes entraves tentam fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. No Brasil, a principal ação errada, que antecede a violência e a criminalidade é o desrespeito. 

O desrespeito é produto das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais, etc. É de desrespeito em desrespeito que as pessoas acumulam tensões nervosas que, mais tarde, explodem sob a forma de violência, ou seja, a má educação, a falta de raízes familiares fortes e o amor fraterno, entre outros fatores, prevalecem hoje na conduta do ser humano em sociedade. Assim como a família, a escola tem um papel fundamental na sociedade, pois é na escola que se aprende a conversar, a interagir em grupos, a resolver conflitos fora do lar, e mesmo a discutir. 

A Escola é o lugar das palavras, onde se aprende a escrever e a ler. A violência é a impossibilidade da palavra, acontece quando se recusa a palavra para resolver com armas alguma coisa que poderia ser conversada. Portanto, devemos buscar as causas que produzem o fator violência, através de políticas públicas, voltadas ao social, fortalecendo os laços familiares e a sua estrutura, para que, juntos, possamos ter uma geração mais sadia, mais amada e mais responsável com suas obrigações como cidadãos. 

E a culpa é da polícia? 

Texto do Major do Major Moacir Gomes

11 comentários:

Anônimo disse...

RAPAS A CUPA E DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DE LULA E AGORA DE DILMA E ! TODOS ELES BEM DE VIDA JOGARÃO O MAIO 71 NO POVO OS VIVEMOS NO CUMULO DO ABSURDO TEM MUITA GENTE QUE NOS TEMPO DE HOJE AINDA NASE NO BERÇO DA MISÉRIA CARENTE DE TUDO NA VIDA MAS MUITOS JA VIVEU TUDO ISO E VENCEU COMO O EX PRESIDENTE POREM NA POLITICA VENCEU PARA ELE E A FAMILIA DELE NÃO COMO NOS BRASILEIROS NÃO ESPERAVA TAM TAS DESIGUALDADE SOCIAL EM 2012 A COPA DO MUNDO VEM AI PARA U MILHA MAIS E MAS A POPULAÇÃO BRASILEIRA ATE COM MUDANÇAS NA LEI DO PAIS PARA AGRADA OS ESTRANGEIROS DA ALTA BURGUESIA DE TODAS AS NAÇÕES/ E NOS OBRIGA A REFLETIR CADA SITUAÇÃO VEMOS NAS RUAS GENTES POBRES MARCADAS PELA FOME E PELA A MISÉRIA

Anônimo disse...

Eu não vejo como culpa da polícia, os problemas são diversos . Há um radialista que só ver a situação de forma horizontal , parece não enxergar por outro ângulo, acho que a policia de Camocim faz corretamente sua parte , mas a lei beneficia esses vagabundos....

Anônimo disse...

Meu amigo flávio,eu sou fãn do seu blog,eu gostaria muito que vc,postarse esse comentário,sobre o que aconteceu no sábado passado,sengundo o camocim online,comentou que na beira-mar não tinha policiamento menos verdade do Tadeu,eu acho que ele precisa apurar mais os fatos,para não fazer comentário mentirosos,pois eu estava brincando na tenda e vi o policiamento do inicio ao fim,sobe arrastão mentira,na hora da briga dos vagabundos eu vi quando a policia passou,com todos os vagabundos presos na viatura,o policiamento que estava trabalhando no evento estão de parabéns,porquer o evento foi bem policiado,e não aconteceu coisas mais grave,a policia militar estar de parabéns porquer tar fazendo o papel dela é proteger o cidadãos.

Luzafran disse...

Até a polícia tem seu trabalho limitado, ele só pode agir até onde a lei permite, caso contrário o policiais correrão o risco de serem processados. O que não pode é imputar tudo de ruim e errado à Polícia. As pessoas, movidas por má fé e sem conhecer a realidade querem crucificar a polícia. População acordem, temos que dar mais reconhecimento a PM, ou já esqueceram daquelas 48 horas sem polícia que houve na greve?

Anônimo disse...

e falta de politicas social . não tem essa de nossas leis que beneficia vagabundo ! cade as verba que o ex presidente tanto valo para combater o crack ião fazer casas para desintoxicação dos jovem os centros de recuperação que ião fazer em todo o brasil..

Anônimo disse...

só gente muito burra mesmo em colocar a culpa disso na policia ! sabe que o problema é mais em cima !!!

Yuri disse...

As polícias fazem o seu serviço diuturnamente, apesar de todas as deficiências de efetivo, equipamentos, de salário, e de reconhecimento da própria sociedade, onde o policial doa o seu maior bem, que é a vida, para assegurar a essa mesma sociedade uma melhor sensação de segurança e bem estar. As prisões estão abarrotadas, e os flagrantes, prisões e ações policiais são diárias.

Muito bem postado, parabéns!

jj do vozão disse...

Até q vejo alguns comentários coerentes, mas outros não, quase não vejo ninguém cobrar nada dos políticos, da justiça ou da promotoria pública e tão pouco dos direitos humanos q defendem com unhas e dentes cada bandido q é preso pelas maiores crueldades no brasil, a polícia como trabalha e é a mais carente e sem proteção, aí todo mundo larga a língua, assim sendo, é como diz o ditado "empurrar bêbado de ladeira abiaxo é muito fácil", em? quero vê cobrar é dos gravatas, nunca né?

emanuel sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camocim Polícia24h disse...

Nobre Emanoel Sousa, Depois de analisado, seu comentário não pôde ser liberada pelo administrador do blog.

milena disse...

Acho que o administrador do camocim online está comendo partido de alguém. Sendo altamente inverdadeiro quando fala do comando da polícia militar de camocim, deve ser um problema pessoal, porque a população está vendo o trabalho da PM nesta cidade.