17 de agosto de 2011

CIENTISTAS CRIAM COLETE A PROVA DE BALA FEITO DE TEIAS DE ARANHA.

Projeto mescla pele humana e teias de aranha obtidas de leite de cabra.

Uma cientista holandesa está testando teias de aranhas modificadas geneticamente para criar uma pele à prova de bala para humanos.
O projeto desenvolvido pela holandesa Jalila Essaidi chama-se "2.6g 329m/s, por que 2,6 gramas e 329 metros por segundo são, respectivamente, o peso total e a velocidade máxima alcançada por uma bala calibre .22, a qual é utilizada nos testes.
O colete/protótipo consiste em uma camada de material criada de teias de aranha em meio a duas camadas de tecido epidérmico humano.

De acordo com o site io9, teias de aranha não são as substâncias mais fáceis de serem modificadas geneticamente, mas elas são fundamentais para inúmeras criações como enxertos artificiais e airbags, por exemplo.
Ano passado, cientistas da Universidade de Wyoming, diante da dificuldade de manipular as teias, introduziram genes das teias em cabras, para que dessa maneira as cabras produzissem em seu leite apenas as proteínas que interessavam a eles, e isso foi fundamental para o trabalho de Essaidi.
O colete feito de pele humana e teias de aranha da cientista holandesa ainda está nas fases iniciais de testes e o protótipo ainda não foi capaz de impedir a trajetória de uma bala de calibre .22, mas Essadi, de acordo com o Dvice, está bastante otimista em relação ao sucesso do projeto. Ainda de acordo com o site, para o futuro, a cientista espera substituir a queratina existente na pele humana por material genético de aranhas, para que assim o próprio corpo humano se transforme em um colete à prova de balas natural.

Nenhum comentário: