27 de maio de 2011

POLICIAIS DO RONDA SERÃO INVESTIGADOS

Imagens feitas por um cinegrafista amador, no último domingo, mostra os PMs espancando três homens no Papicu

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Ponte Matias, determinou a abertura de uma sindicância para apurar a denúncia de que policiais do Ronda do Quarteirão teriam detido três suspeitos de assaltar um veículo do transporte coletivo, espancá-los e, em seguida, liberá-los depois de se apossar dos objetos roubados durante o assalto.
O fato teria ocorrido na tarde do último domingo, nas proximidades do Terminal do Papicu (Zona Leste da Capital). Um cinegrafista amador gravou as imagens da ação arbitrária dos PMs da janela de um apartamento em um edifício naquele bairro. As cenas foram mostradas, ontem, pela TV Verdes Mares no telejornal ´CE TV 1ª Edição´.
Uma mulher, que presenciou as cenas (e pediu que sua identidade fosse preservada), revelou que, após espancar os acusados de praticar o assalto, os policiais do Ronda foram vistos dividindo os produtos do roubo.

"Foi um absurdo o que aconteceu. Eles (os PMs) não algemaram nem prenderam os acusados. Bateram bastante neles e mandaram que fossem embora, ficando com os objetos", disse a mulher à Reportagem.
As imagens foram analisadas, ontem, pelo Comando-Geral da PM depois de terem sido mostradas na TV.

ApurarEm entrevista logo após a veiculação da notícia, o comandante-geral informou que foi iniciada uma investigação para apurar todos os fatos. Através do sistema de rastreamento, será possível identificar a viatura e os policiais do Ronda do Quarteirão que aparecem nas imagens espancando os supostos assaltantes.

Já neste ano, o Comando da PM determinou a abertura de várias sindicâncias e Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar desvios de conduta de policiais militares. Em abril, três soldados do Ronda do Quarteirão foram expulsos da Corporação sob a acusação de dormirem em pleno horário de serviço. O caso correu dentro de uma escola pública no bairro Vila Velha, na Zona Oeste.
Fonte: DN

Nenhum comentário: