1 de maio de 2011

POLICIAIS DO BPTUR ESTUDAM INGLÊS E SE PREPARAM PARA A COPA DO MUNDO

Tropa do Batalhão de Policiamento Turístico está sendo treinada para falar em inglês na hora da abordagem policial

Cel Alencar-Cmt do BPTur
O soldado Samuel Carneiro, que integra o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), e trabalha diretamente com turistas que visitam o Ceará, nunca tinha estudado inglês. Na manhã de quarta-feira passada, depois de 24 aulas com outros 11 colegas, ele apresentava uma abordagem policial a estrangeiro e se preparava para participar d o segundo módulo do curso oferecido pela empresa ´Ally International´ a profissionais da Segurança Pública.

"Quando o curso começou era tudo novo para mim. Já havia passado por situação difícil tentando me comunicar com estrangeiros. Depois de algumas aulas já me deparei com uma nova situação e consegui transmitir a mensagem necessária à segurança do turista", destaca.
Preparação

Samuel faz parte da primeira turma do curso que objetiva preparar os 470 policiais do BPTur para a Copa do Mundo de 2014, já que Fortaleza foi escolhida como uma das subsedes da competição internacional.

Um dos participantes da turma é o próprio comandante do batalhão, coronel PM John Roosevelt Alencar.

"Neste primeiro momento, o curso é direcionado ao nosso trabalho de rua, ensinando os policiais a linguagem de como abordar o turista, falando em inglês, para orientá-lo, ter condições de responder aos questionamentos mais comuns dos estrangeiros e a também fazer abordagens a estrangeiros em condição de suspeito", explica o oficial da PM.

Na semana passada, a primeira turma do curso apresentou o resultado do que aprendeu no primeiro módulo. Haverá ainda um segundo módulo, com 24 aulas, de uma hora e meia cada.

"Trata-se de um curso de inglês instrumental para a Segurança Pública. Em nosso método, baseado na conversação, os policiais saem se comunicando bem em qualquer situação dentro da área de trabalho deles", explica a diretora executiva da "Ally International", Germeny Santos.

Segundo ela, as aulas direcionadas especificamente aos militares foram elaboradas a partir de conversas com o comandante da tropa sobre o dia a dia do BPTur. Para o coronel Alencar, o curso é importante porque prepara os policiais para atenderem à maior demanda de estrangeiros no Estado durante a Copa do Mundo. "Estou gostando muito da oportunidade. Já me sinto mais à vontade para conversar com os turistas", destaca o cabo Manoel, um dos militares entusiasmados com a preparação.

Novo modelo

Noventa e cinco homens presos, 22 adolescentes apreendidos e aproximadamente quatro mil abordagens policiais. Esses são alguns dos resultados do BPTur (Batalhão de Policiamento Turístico, antiga PMTur) desde o último dia 7 de fevereiro, quando assumiu como comandante o coronel John Roosevelt Alencar. Para ele, os números resultam de uma nova estratégia de prevenção adotada pelo BPTur e significam uma redução significativa da criminalidade nos 573 quilômetros do litoral cearense, principalmente na área da Av. Beira-Mar, onde 23 pessoas, entre adultos e jovens, foram detidas por tentativa de roubo ou furto.

A Avenida, que segundo o coronel Alencar consiste na região mais importante do Estado, recebe cuidados especiais da Polícia. Através de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), a BPTur detectou quais são os lugares e horários em que se tem o maior índice de crimes.

Patinetes

Com essas informações, foi possível determinar um novo posicionamento dos policiais militares, que se encontram espalhados nos cruzamentos da Avenida Beira-Mar com outras 12 ruas. Para isso, a BPTur já recebeu do Governo do Estado mais seis patinetes eletrônicos, totalizando 10.
Apesar do reforço, Alencar afirma ser necessário que os policiais passem a trabalhar com motos, para ajudar os PMs a realizarem mais facilmente manobras nas ruas secundárias da Avenida Beira Mar.

Alencar alerta inclusive para a Rua Bauxita, uma das que fazem confluência com a Beira-Mar. Segundo ele, a área possui algumas características que facilitam ações criminosas. Entre elas, estão a baixa iluminação pública, que gera pouca claridade para a atuação da Polícia; e presença de muitas árvores e barcos, dentro e fora do mar, que acabam servindo de esconderijos para os bandidos.
Nestes locais, a Polícia reforçou a segurança. Além do BMTur, há a presença de patrulhas do Ronda do Quarteirão.
Fonte: DN/Camocim Polícia24hs

Nenhum comentário: