1 de outubro de 2015

COM NOVA GESTÃO, DIMINUI O NÚMERO DE AGENTES DE SEGURANÇA INVESTIGADOS PELA CONTROLADORIA.

Todos os agentes de segurança pública estão sujeitos, como qualquer cidadão, a processos investigativos. O órgão responsável por estas ações é a Controladoria Geral de Disciplina (CGD). Em balanço divulgado ontem, a CGD informou já ter investigado 1.674 agentes de janeiro de 2014 a julho de 2015.
Em todo o ano passado, foram 1.290 policiais civis, militares, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos forenses suspeitos de transgressões.
Neste ano, foram somados 384 agentes sob suspeitas de desvio de conduta e investigados pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI) no primeiro semestre.
De acordo com a controladora-geral Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, apenas um policial foi expulso da corporação militar neste ano. "É questão nossa de observar todos os direitos fundamentais, valorizar o ser humano, mas sem deixar de cumprir o que a Lei determina", disse ontem, à reportagem.

Perseguição

Os números divulgados são alarmantes, conforme os policiais relatam. Para o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pedro Queiroz, houve perseguição aos agentes de segurança do Estado do Ceará, pelo menos, até ano passado.
"A gente percebeu que houve até dezembro do ano passado uma concepção equivocada da controladoria, no sentido de perseguir os PMs, em especial. Tenho certeza, sem dúvidas de assegurar, que essa redução já percebida no primeiro semestre atribui-se a uma mudança de postura do órgão investigativo".

O vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará, cabo Marinilson Pereira, concordou. "Não se podia abrir a boca que respondia".

Fonte: DN

Nenhum comentário: