15 de abril de 2015

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ APREENDE AVIÃO COM 400KG DE COCAÍNA.


Parte do entorpecente foi encontrado em um campo de pouso em Boa Viagem; e o restante em outra pista, em Canindé.

Cinco pessoas foram presas e aproximadamente 400 quilos de cocaína foram apreendidos entre a tarde e a noite de ontem em Boa Viagem e em Canindé, a 217Km e 120Km de Fortaleza, respectivamente. Inicialmente, a Polícia apreendeu 30 quilos que haviam sido deixados em um campo por um avião de pequeno porte, no fim da tarde. A investigação continuou e mais 369 tabletes, pesando cerca de um quilo, foram encontrados dentro do avião, que também foi recolhido pelos policiais militares. Em quatro dias, é o segundo registro de drogas sendo entregues por aviões no Interior.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Assis Azevedo, os policiais procuravam por um suspeito de homicídio quando se depararam com o avião. A situação, conforme relata o comandante, remeteu ao fato ocorrido no último sábado (11), quando uma aeronave caiu na divisa do Ceará com o Piauí, quando também transportava drogas.


"Os policiais estavam em busca de um suspeito de ter cometido um homicídio pela manhã. Durante as buscas, viram o avião pousar, estranharam aquela situação e foram averiguar. Chegando no campo de pouso, a aeronave já finalizava a decolagem", relatou.

Segundo o sargento PM Valmir de Freitas, o avião pousou no campo de pouso de Boa Viagem, situado no Bairro de Fátima, na periferia da cidade, no fim da tarde, por volta das 17h30.

Com o levantar voo do avião, um veículo Fiat Doblò, de cor prata, e placas de Pernambuco, foi avistado pelos policiais deixando o local em alta velocidade. Houve perseguição e, após alguns metros, o veículo foi interceptado. Guiando o carro estava o cearense Antônio Batista Lima Júnior, de 28 anos.



Enquanto Antônio era abordado, policiais vasculhavam a área e encontraram a mala dentro de um matagal. O material entorpecente estava embrulhado em fitas adesivas. Cada pacote pesava 1 quilo, totalizando 30 quilos, que podem ser de pasta-base de cocaína.
O tenente-coronel Assis Azevedo revelou que as buscas continuaram e, dois homens, um deles possivelmente o piloto, foram localizados em um restaurante com uma quantidade de combustível, o que chamou a atenção dos policiais militares.

Equipes da Força Tática de Apoio (FTA) de Canindé e do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom- Ronda do Quarteirão) e do Destacamento de Boa Viagem, continuaram as buscas e encontraram a aeronave Centurion II, prefixo PP-FFU, com capacidade para quatro pessoas, em um campo de pouso, localizado a 6Km da sede do município de Canindé.

Mais duas pessoas foram presas no local, portando armas. Dentro do monomotor, os policiais militares acharam mais sete malas contendo 369 tabletes de drogas, possivelmente pasta-base de cocaína.

A Polícia acredita que a droga seria oriunda do Paraguai e faça parte do mesmo esquema descoberto no sábado com a queda da aeronave, no Piauí. Outros integrantes do bando estão sendo procurados pela Polícia. "Continuaremos buscando por todos os envolvidos", disse o tenente-coronel Assis Azevedo.

Queda

No último sábado, uma quadrilha suspeita de tráfico interestadual de entorpecentes foi presa após a queda de um monomotor na localidade de Lajeiro Branco, município de Assunção do Piauí, distante cerca de 24km da divisa com o Ceará.
Na queda do avião, uma pessoa morreu. Próximo ao local do acidente, está a localidade de Palmeira de Cima, onde fica a pista de pouso.

No local, seis homens estariam aguardando a droga vinda pelo transporte aéreo. A cocaína encontrada no avião teria saído do Paraguai e entrado no Brasil por Foz do Iguaçu, no Paraná. Seriam aproximadamente 250 kg de cocaína, dos quais 50 quilos teriam Fortaleza como destino final. Segundo o relato de testemunhas, a aeronave bateu em uma árvore e só dez minutos depois explodiu.

A Polícia solicitou a demolição da pista ao Exército Brasileiro. Dois dos presos são catarinenses, outros dois são cearenses, e um é piauiense.

Fonte: DN
Emerson Rodrigues/ Levi de Freitas
Editor de Polícia/repórter

(Colaborou Alex Pimentel)

Nenhum comentário: