28 de abril de 2015

BRASILEIRO RODRIGO GULARTE É EXECUTADO NA INDONÉSIA.


O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília, segundo a emissora local TV ONE e o diário "Jakarta Post". A informação foi confirmada à rede britânica BBC pelo advogado do paranaense. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.
De acordo com a emissora 9news, da Austrália, outros sete condenados foram executados. A única mulher condenada, a filipina Mary Jane Veloso, não teria sido executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades.
O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

Ele é o segundo brasileiro executado no país este ano – em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.
Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Familiares e conhecidos relataram que Gularte passava seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusava a tirar um boné, que usava virado para trás, alegando ser sua proteção.
Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, passou os últimos meses na Indonésia tentando reverter a decisão. Ela esteve com ele pela última vez na tarde de terça, no horário local, horas antes da execução.

Angelita contou que não disse ao primo claramente o iria ocorrer, e que ele não sabia o que iria acontecer, apesar de ter sido informado no sábado (25) da execução iminente. Segundo a brasileira, ele sofre de delírios e não entendeu que seria executado, acreditando que ainda seria solto.

Além do brasileiro, sete outros suspeitos foram executados. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados. Eles são os australianso Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada.


A Austrália e as Filipinas também tentaram diversos recursos para adiar as execuções, além de realizarem pressão diplomática, mas sem sucesso.

G1

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem!!! o Governo da Indonésia está de parabéns!! Um exemplo que o Brasil deveria seguir!! Todos os traficantes devem morrer, mas acho que não deveria ser por fuzilamento e sim por intoxicação e overdose das próprias drogas que eles traficam!!!

Anônimo disse...

bandido bom é bandido morto se soltam ele amanhã estaria la de novo sinto muito pela familia mas por estes vagabundos traficantes nem um pouco, as autoridades do brasil é q tem q repensar nestas leis q temos q não servem pra porcaria nem

hosiris disse...

Num país onde a polícia prende e a justiça manda soltar, jamais punirá o criminoso, e sim, o cidadão.

Anônimo disse...

Falta so fazer estátua para esse fdp tbm aki no Brasil

Anônimo disse...

isso sim é q é justiça não esta injustiça que temos aqui no nosso brasil, aprendam governantes pq so quem esta perdendo com esta injustiça é nos dem bem povo já estam se casando por isso é q em muitos casos já estão fazendo justiça com as propias mãos

Anônimo disse...

o povo de bem estão perdendo a cabeça e e começando a fazer justiça com as propias mãos pq o bandido vem te ameaça promete te matar se vamos na justiça não da em nada ai eles vem e te mata como fizeram com um amigo meu, um pai de familha e não deu em nada mesmo.

Anônimo disse...

queria esse governates da indonesia aqui no brasil, q exemplo muito bem para bens

Anônimo disse...

aqui no brasil quem tem medo da justiça é o cidadão mais o bandido kkkkkkk eles fazem é isso ai tiram é sarro , a policia é a unica que trabalham dão a cara pra bater, parabens guerreiros que deus os protejam, mais a jurtiça va á pro diabo q os carregui

Anônimo disse...

so quem gosta da justiça brasileira é os bandidos, pq os cidadãos odeiam, parabens justiça da indonésia q exemplo

Anônimo disse...

vcs acham q eles vão mexer nas leis brasileiras kkk pra pegarem eles mais tarde..

Anônimo disse...

e ae injustiça brasileira mexe nessas leis q estão sendo chupeta pros vagabundo

Anônimo disse...

quando se viu a mulher de um presso q não é nada mais q uma cumprissi se entrar na justiça ganha uma penção maior q a dos nossos velhinhos q trabalharam a vida toda pagando inposto, por ai voces cidadão de bem chegam a concluzão o q é a justiça brasileira, ops é injustiça brasileira

Anônimo disse...

cade a ordem e progresso do nosso pais esta sabe aonde? na indonésia esta muito longe do brasil, isso sim é ordem e com isso vai vir o progresso com certeza.