15 de fevereiro de 2015

POLÍCIA MILITAR PRENDE QUADRILHA APÓS ATACAR BANCO NA UFC E FAZER REFÉNS


Foram apreendidos armas, cilindros de oxigênio, R$ 40 mil em espécie e um bloqueador de alarme.

Seis homens foram presos na madrugada deste sábado (14), após invadirem uma agência do banco Santander localizada na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no cruzamento das avenidas Treze de Maio com Universidade. O grupo rendeu dois vigilantes que realizavam a segurança no local e arrombou um dos três caixas eletrônicos. Quando se preparavam para repetir a ação em outro terminal de autoatendimento, os supervisores da empresa de segurança privada chegaram ao local em uma ronda de rotina.
De acordo com o sargento PM Feijó, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), um dos vigilantes pediu aos homens que o deixassem conversar com os profissionais antes que eles entrassem na agência e se deparassem com o roubo em andamento. O grupo concordou com a ideia do vigilante, mas avisou que se ele fugisse, o outro refém morreria.


O segurança foi até o lado de fora da agência sozinho e delatou a existência dos seis homens armados dentro da unidade bancária. Os servidores da empresa de vigilância armada foram para uma rua próxima e acionaram a Polícia. O Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Choque, sob o comando do capitão PM Gerlúcio Vieira, o Policiamento Ostensivo Geral (POG) realizaram um cerco no local, impedindo que o bando fugisse.
A patrulha do Gate, que também havia sido acionada, invadiu o local e encontrou cédulas espalhadas no chão. "Chegamos no interior da agência e encontramos um maçarico, um caixa já aberto, mas os acusados haviam se escondido. Após várias buscas, encontramos cinco homens com duas armas. O capitão Gerlúcio Vieira determinou que fizéssemos uma varredura na parte superior da agência e encontramos mais um dos envolvidos e uma arma", explicou.



A quadrilha utilizou um dispositivo eletrônico para bloquear o sistema de alarme da agência bancária. Segundo o integrante do grupo antibombas do Gate, Cabo PM Silva, nunca houve ação criminosa em Fortaleza com o uso desse material. "Eles utilizavam um bloqueador de rádio frequência. Eles manipularam o controlador do equipamento para que bloquear o sistema eletrônico da agência. Essa é a primeira ocorrência com esse tipo de dispositivo e indaguei a um dos presos de como ele conseguiu esse tipo de equipamento. Ele disse que o aparelho veio de fora do Estado", comentou o policial militar.

Dois dos envolvidos não são cearenses. Um é natural do Rio Grande do Norte e outro de Belém do Pará. O restante mora em Fortaleza. Foram presos Almir Santos Aguiar, 29; Tancredo Rafael Vieira, 30; Manuel Furtado dos Santos, 40; Francisco Thiago Mesquita, 24; Gilberto de Lima Pereira, 30; Francisco Antônio Alan de Souza Menezes, 20.
Segundo a Polícia, dois integrantes do grupo realizavam a abordagem aos vigilantes e depois os outros quatro entravam no banco. Segundo o capitão PM Gerlúcio Vieira, o cerco foi fundamental para que os suspeitos fossem capturados. "Eles haviam se evadido em fuga sob o telhado, mas como havia um cerco bem feito pelas patrulhas do Ronda, POG, Cotam e Gate cada patrulha foi apreendendo os indivíduos. Ressaltando que existia um indivíduo do Pará e outro do Rio Grande do Norte que mostra uma associação criminosa interestadual. Eles são especializados em arrombamentos, tanto que conseguiram abrir o caixa eletrônico. Eles sabiam o que estavam fazendo e possuiam um material pronto para ser utilizado", destacou o oficial.

A gerência do banco recolheu o valor deixado no estabelecimento e foram apreendidos 40 mil em espécie, além de três revólveres calibre 38, um maçarico e dois cilindros de oxigênio. Além do material, também foram encontradas balaclavas e uma farda do exército.
Dois automóveis utilizados pela quadrilha também foram encontrados nas proximidades, sendo um Eco Sport e um Corsa Classic. Um dos veículos estava com a placa adulterada. Todos os suspeitos foram encaminhados ao 34º DP (Centro), onde acabaram autuados por associação criminosa, receptação, adulteração de veículo e porte ilegal de arma de fogo.
As composições responsáveis pelas prisões foram a do Gate 4012 e 4016, Cotam sob o comando do Capitão Gerlúcio, Ronda e POG.


Jéssika Sisnando 
Especial para Polícia
Fonte: DN

Nenhum comentário: