6 de fevereiro de 2015

AGENTES PENITENCIÁRIOS SÃO DOPADOS POR MULHERES DE DETENTOS E 28 PRESOS FOGEM DE PRESÍDIO.

Agentes prisionais e diretor da cadeia pública de MT foram presos. Duas mulheres teriam auxiliado na fuga de 28 detentos em Nova Mutum.

A Polícia Civil confirmou que os dois agentes prisionais que atuam na Cadeia Pública de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, foram dopados por duas mulheres na madrugada desta quinta-feira (5), o que resultou na fuga de 28 detentos da unidade. A delegada responsável pelo caso, Angelina de Andrade Ferreira, contou que uma das mulheres é namorada de um dos presos e teria ido até à  cadeia acompanhada de uma amiga, com bebidas alcoólicas para entregar ao companheiro.
Depois da entrega, elas teriam ficado na frente da unidade prisional conversando com os agentes, que foram dopados por alguma substância química ainda não identificada pela polícia. A delegada informou que os agentes teriam sido negligentes quanto a guarda dos presos. "O plano era seduzi-los . Elas deram algo para os agentes beberem e depois abriram a  grade central de acesso as celas internas", explicou.


Segundo a Polícia Civil, os agentes prisionais e o diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum foram presos por facilitação da fuga dos 28 reeducandos e estão. Os três servidores estão detidos na Cadeia de Santo Antônio do Leverger e vão responder por facilitação qualificada de fuga de presos, sob sua custódia, e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia.

O detento namorado de uma das jovens foi identificado pela polícia como o autor do plano. Ele abriu as cinco celas da unidade após obter as chaves pela namorada e fugiu juntamente com os outros 27 reeducandos. "Tudo indica que ele planejou e executou com auxílio da namorada", disse a delegada. O suspeito responde pelos crimes de roubo, tentativa de homicídio, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo.

Da cadeia, os detentos furtaram três espingardas calibre 12, dois revólveres calibre 38 e várias munições. Uma espingarda foi recuperada e quatro dos 28 presos recapturados até o momento. A Polícia Militar realiza buscas por toda a região para localizar os foragidos.
A Polícia Civil informou também que irá analisar as imagens do circuito de segurança para confirmar a identidade das mulheres que teriam auxiliado na fuga. "Temos informações de quem seriam, mas precisamos analisar as imagens", finalizou a delegada.

O secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, disse ao G1 que o diretor e os servidores já foram afastados dos cargos públicos. Segundo ele, outras pessoas que não eram servidores, nem detentos, estavam dentro da unidade, o que é proibido.


Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Policial ingênuo merece punição.