11 de novembro de 2014

O INCÔMODO É GERAL...

57% declararam acreditar que "há poucos motivos para seguir as leis do Brasil".

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez uma nova pesquisa para medir o grau de confiança dos brasileiros nas instituições democráticas. A sondagem foi feita por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os resultados completos serão conhecidos hoje, mas os dados preliminares divulgados ontem são preocupantes e desalentadores.
No campo da política e da democracia representativa, o índice de desconfiança é tão grande que deveria provocar uma profunda reflexão. A pesquisa perguntou a 7,1 mil brasileiros de oitos estados se eles confiam ou não confiam nos partidos políticos. Apenas 6% afirmaram confiar. Ou seja, 94% não confiam nos protagonistas da nossa política. É assustador.

A FGV também sondou o grau de confiança dos brasileiros no Congresso Nacional e no Governo Federal. Apenas 17% disseram confiar no parlamento. Significa que 83% não confiam numa das bases da democracia. Fazendo uma leitura livre, é muito provável que essa imensa desconfiança se estenda também aos parlamentos estaduais e municipais.

O Governo Federal (31%) e o Poder Judiciário (32%) conquistaram a confiança de apenas um terço dos brasileiros. Dessa forma, pode-se afirmar que de cada dez brasileiros apenas três confiam no Executivo e no Judiciário. Não seria surpreendente se tamanho nível de desconfiança se estender também aos governos estaduais e municipais.

A pesquisa foi mais além e concluiu que 81% dos brasileiros concordam com a afirmação de que é “fácil” desobedecer as leis no Brasil. O levantamento mostra ainda que 57% declararam acreditar que “há poucos motivos para seguir as leis do Brasil”.

O conjunto dos resultados é muito inquietante. É bastante provável que essa percepção negativa das instituições mais importantes de nossa democracia foi a motivação maior das jornadas de junho de 2013, que rechaçou os partidos e tentou marchar sobre o Congresso Nacional.

As correntes políticas, os partidos e os componentes das instituições precisam se debruçar seriamente sobre os resultados da pesquisa. A maioria dos brasileiros está dizendo o quanto estão incomodados. Está passando da hora de uma reação séria que passa pela necessidade de um choque de credibilidade institucional.

Fonte: COLUNA "OPINIÃO": EDITORIAL/O POVO

Nenhum comentário: